Empoderamento feminino é um termo que tem ganhado muita força nos últimos tempos. E isso é ótimo! 

Nós daqui da Flor de Ameixa, amamos um filme com histórias de mulheres fortes e decididas a mudarem suas vidas e o ambiente ao redor. 

Por isso, trouxemos dicas de filmes com o tema  empoderamento feminino para você maratonar por aí!

Preparem a pipoca e bom final de semana!

Empoderamento Feminino, você sabe o que é? 

Esse termo ganhou destaque nos últimos tempos, mas ainda causa uma confusão em seu significado. Afinal, o que é empoderamento feminino? 

O termo é definido, pelo dicionário, como: “Ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre; exemplo: processo de empoderamento das classes desfavorecidas.” 

Ainda mais, outro conceito apresentado é: “Passar a ter domínio sobre a sua própria vida; ser capaz de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito, exemplo: empoderamento das mulheres.”

Diferentemente do feminismo que é a ideologia da equidade social, política e econômica entre os gêneros. O empoderamento feminino é a consciência coletiva expressa em ações para fortalecer as mulheres. 

Entretanto, mesmo que os termos estejam associados, apresentam significados diferentes. Agora, que entendemos um pouquinho sobre empoderamento, vamos para os filmes que trazem como protagonistas mulheres que tomaram o poder para si e re-escreveram suas histórias.?

Dicas de Filmes com mulheres fortes!

A cor púrpura (1985) 

O filme relata a história de uma mulher negra, do Sul dos Estados Unidos, que estaria grávida do próprio pai. A partir daí, o filme conta sua jornada até o momento em que sua irmã foi doada como escrava. Preparem os lencinhos, pois essa história é de chorar!

Estrelas Além do tempo (2017)

Em plena corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia, no período da Guerra Fria, três mulheres afro-americanas: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) ganham cargos de destaque na NASA por suas habilidades intelectuais. Ainda mais, são consideradas verdadeiras heroínas da nação neste período de disputas.  

A Menina de Ouro (2004)

Ganhador de 7 estatuetas do Oscar, incluindo de Melhor Atriz para Hilary Swank, Menina de Ouro é um filme que emociona do começo ao fim. Ele narra a história de Maggie Fitzgerald, que nos ensina que não há limites para conseguir o que mais almejamos.

Maggie tem o sonho de ser boxeadora profissional e enfrenta dificuldades para realizar seu maior desejo. Porém, com coragem e determinação ela vai em busca do seu sonho. 

Rainha de Katwe (2016)

Esse é daqueles filmes que quando terminamos, corremos para comprar um tabuleiro de xadrez. A história envolvente de Phiona, interpretada pela atriz Madina Nalwanga, nos leva a conhecer o local onde a menina mora, numa região pobre de Uganda. 

Após assistir uma aula de xadrez, Phiona se apaixona pelo jogo e decide superar suas dificuldades para realizar o sonho de se tornar uma das melhores enxadristas do mundo.

Joy – O Nome de Sucesso (2015)

Baseado em fatos reais, conta a história de Joy Mangano. Mãe de dois filhos, que cria sozinha, está passando por um momento financeiro bem difícil. Logo, ideias começam a surgir, após um acidente doméstico, levando a protagonista a criar produtos para casa revolucionários. 

Valente (2012)

Que tal uma animação? A princesa Merida é bem diferente das princesas que estamos acostumadas a ver nas telinhas. Sem delicadeza alguma, Merida não quer fazer parte da realeza e nem ter um casamento arranjado, essa atitude leva a jovem a confrontar seus pais. 

O Sorriso de Mona Lisa (2003)

Nos anos 50, a professora Katherine Watson, interpretada pela atriz Julia Roberts, incomoda a escola tradicional feminina, dos Estados Unidos, com sua visão de que a mulher tem o direito de trabalhar fora, assim como os homens. Claro que isso não é bem visto, já que a sociedade da época defendia que a mulher deveria cuidar da casa e dos filhos. 

Gostaram das nossas dicas de filmes? Aproveite e conte aqui para nós se já assitiu algum?!

Leia também:

10 Livros que toda empreendedora precisa ler
10 Filmes motivacionais para assistir nessa quarentena
Home office: +70 Inspirações para um escritório cheio de personalidade

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *