Conheça os benefícios da dança para a saúde! A dança é uma ótima aliada do bem-estar, autoestima e saúde. Praticar algum tipo de dança pode ser tão eficaz quanto um treinamento aeróbico. Você sabia disso?

Além de ser uma atividade comprovadamente terapêutica, que faz bem ao corpo, ao coração e à mente. Pode parecer algo simples, mas decorar coreografias trabalha a memória. Dança de salão, como exemplo, são indicadas também para melhorar a coordenação motora e para a concentração.

Dançar não demanda nada mais do que tempo e disposição e pode ser praticada por todas as pessoas, sem distinção de sexo ou idade. A dança também pode ser praticada em casa, assim como outros exercícios., só precisa organizar a sua rotina para que dê tempo para realizar todas as tarefas do dia a dia.

Sendo assim, é uma ótima alternativa para quem está aí procurando uma nova atividade física, aliás, temos um post com dicas para quem começar a vida saudável é só clicar aqui.

Ao realizar os movimentos da dança, a pessoa aumenta a frequência cardíaca, mexe a musculatura e articulações, assim como os exercícios aeróbicos.

Por ser um trabalho de movimento, a dança convoca toda a musculatura para trabalhar. Por isso, a dança pode sim ser utilizada como atividade física.

Agora que você já entendeu que dançar só vai te fazer bem, conheça melhor os benefícios que essa pratica traz para a saúde do corpo e da mente.

Benefícios da dança para o corpo!

beneficios-da-danca-para-saudeImagem: Freepik

É por meio dos movimentos e do aumento dos batimentos cardíacos, que diferentes órgãos do corpo intensificam a troca de informação e de fluídos,  para estabelecer o equilíbrio físico natural.

Mas, existem muitos outros benefícios da dança para a saúde do nosso corpo, como:

Perda de peso

A perda de peso é outro dos benefícios que a dança proporciona, se praticada com regularidade. Permite queimar até 600 calorias por hora, dependendo da velocidade e intensidade da modalidade que se pratica.

A dança é tão útil para a perda de peso e o aumento da potência aeróbica quanto o ciclismo ou a corrida.

Além de representar um grande benefício para as pessoas com problemas circulatórios ou de rigidez articular, estimulando o fluxo sanguíneo e o funcionamento do sistema circulatório.

Melhora a postura

Poucas coisas dizem tanto a nosso respeito quanto a nossa postura. Uma coluna ereta ajuda a prevenir uma série de problemas futuros, como hérnia de disco e dores no ciático.

Os problemas com a má postura, muitas vezes são derivados de um estilo de vida sedentário ou no trabalho por ficar muito tempo sentado ao computador. Isso pode facilmente ser corrigidos por meio da dança!

Na terceira idade é aconselhável praticar dança para aliviar dores articulares e prevenir a osteoporose. Em crianças, pode ajudar a corrigir distúrbios congênitos e má postura.

Condicionamento físico

A dança é um exercício físico que aumenta a resistência que, nada mais é, do que a capacidade dos músculos de trabalharem intensamente por períodos cada vez mais longos de tempo, sem causar fadiga.

Auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares 

Um estudo italiano demonstrou que pessoas com insuficiência cardíaca, que praticaram a dança como opção de exercício, melhoraram o desempenho desse órgão. Assim como a respiração e a qualidade de vida, de maneira significativa, em comparação com aqueles que pedalavam ou caminhavam em esteiras.

Benefícios da dança para a mente!

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Você sabia que a dança melhora as relações pessoais? È uma excelente maneira de superar a solidão, a timidez e estabelecer novas relações. Além disso, existem outros benefícios como:

Reduzir o estresse 

O exercício diminui a tensão e relaxa a musculatura. Se você sofre com tensão emocional ou estresse, praticar algum tipo de dança, em média duas vezes na semana pode reduzir significativamente os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse), te ajudando a relaxar.

Melhora a confiança e autoestima

A dança também ajuda a melhorar a confiança. Cada vez que dominamos um novo passo da dança, experimentamos um ganho de confiança, além de um humor elevado. Esse aumento da confiança é refletido em todos os aspectos de nossa vida.

Além disso, participar de aulas de dança pode aumentar sua autoestima e desenvolver habilidades sociais, afinal, atividades físicas diminuem o estresse e a tensão, e a dança em si, proporciona uma sensação geral de bem estar.

Melhora a memória 

A dança pode melhorar nossa memória e prevenir o desenvolvimento da demência a medida que envelhecemos.

A ciência revela que o exercício aeróbico pode reverter a perda do volume no hipocampo, a parte do cérebro que controla nossa memória.

O hipocampo se encolhe de maneira natural durante a idade adulta, o que, frequentemente, nos conduz a problemas de memória e, às vezes, demência.

Capacidade de se expressar

A capacidade de se expressar pode melhorar muito com a prática do exercício regularmente, a dança aprimora a capacidade de expressar-se através do corpo, deixando ele ligado para acompanhar a mente.

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Imagem: Freepik

Escolha o seu ritmo e comece a dançar!

Existem muitos estilos de dança. Jazz, salsa, merengue, bachata, reggaeton, zumba, hip hop, balé, contemporânea etc. Cada estilo é igualmente benéfico e todos proporcionam meios para termos  uma vida mais saudável.

Dançar pode nos ajudar de muitas maneiras, ou seja, todas as formas de dança são igualmente eficazes, o que nos resta é escolher o tipo de dança que preferimos e praticá-la constantemente para obtermos os benefícios da atividade em nossa saúde.

Você é livre para escolher qualquer ritmo e ser feliz!

Em suma, dançar é algo que diverte a praticamente todas as pessoas. Ao observar uma pessoa enquanto ela dança, com certeza você verá um grande sorriso em seu rosto. Sorrir enquanto se dança é absolutamente natural!

Esse é um sinal de que estamos nos permitindo aproveitar a atividade. Diferente de outros exercícios (ou atividades), a dança não impõe barreiras de idade, assim, qualquer faixa etária pode dançar e aproveitar dos benefícios desta atividade para a saúde.

Mas, lembre-se assim como qualquer atividade física, a dança exige dedicação e força de vontade. Os resultados somente serão percebidos em longo prazo, por isso deve ser realizada com regularidade. São vários ritmos disponíveis, portanto escolha o que mais lhe agrada e boa dança!

E você já pratica algum tipo de dança? Conta aqui pra gente da Flor de Ameixa.

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