Treinar traz inúmeros benefícios para saúde, isso já sabemos. Porém, aquela preguicinha para colocar o tênis e a roupa fitness para caminhar ou correr insiste para ficarmos na cama.

O sedentarismo é altamente prejudicial à nossa saúde, não apenas por estar associado à obesidade, mas também por aumentar os riscos de desenvolver aquelas doenças cardíacas e diabetes. 

Por isso, é preciso deixar a preguiça de lado, adotando um estilo de vida saudável e ativo. E treinar é apenas um dos passos para essa mudança na rotina.

Pensando nisso, separamos 10 motivos para você começar a treinar hoje mesmo. Anote aí as razões que farão você pensar melhor, além de te deixar muito mais determinada, com vontade de praticar exercícios físicos, e de ter uma vida cheia de hábitos saudáveis.

Como começar a treinar?

O primeiro passo é entender que exercício físico é muito mais que deixar o corpo torneado, mas sim, uma questão de ter uma vida saudável, dá uma olhadinha nesse post, com dicas para começar a mover o corpo. 

Mas, sabemos que a mudança de hábito, no início, não é uma tarefa fácil. Por isso, estabelecer metas pode ser o incentivo para mudar a sua rotina. 

Aliás, é comprovado que seu corpo e seu cérebro necessitam de 21 dias para se adaptar com uma novidade no seu dia a dia. Então, ao começar uma atividade física, repita durante esse período. 

Outro ponto importantíssimo para mencionar é a importância de escolher a roupa adequada para o treino. A roupa fitness precisa ser confortável e permitir a liberdade para os movimentos, afinal, ninguém merece correr, caminhar ou ir naquela aula de crossfit com uma peça te apertando, né? 

Agora que mencionamos os pontos mais importantes, vamos falar sobre os 10 motivos para começar a treinar e ter um 2021 bem diferente. 

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Imagem: Freepik

Motivos para treinar todos os dias

  • Diminui a incidência de doenças cardíacas – Praticar exercícios cardiovasculares melhora a resistência do coração e colabora muito para que fique preparado para outros esforços do dia a dia.
  • Reduz o colesterol – A prática de exercícios regularmente, de forma geral, contribui muito para a redução dos níveis de colesterol. Aumenta os níveis de HDL (bom colesterol) e reduz o LDL (mau colesterol).
  • Melhora a qualidade do sono – As pessoas que praticam exercícios físicos de forma rotineira apresentam bem menos distúrbios de sono do que pessoas que são sedentárias.
  • Promove sensação de felicidade – O estímulo que é gerado pelo exercício físico libera no organismo substâncias químicas que promovem aquela super sensação de prazer e realização. 
  • Pode aumentar sua expectativa de vida – Já existem fortes evidências que apontam um aumento da longevidade de pessoas que se exercitam regularmente, em comparação a pessoas sedentárias. 

Ainda mais….

  • Melhora da postura – Comprovadamente, as pessoas que fazem exercícios físicos podem adquirir uma postura corporal muito mais alinhada, evitando aquelas indesejadas dores nas costas e nas articulações.
  • Ajuda a prevenir o diabetes – O diabetes é a resistência que o organismo tem em metabolizar os açúcares que ingerimos no sangue. Por isso, todo e qualquer exercício físico ajuda para que nossas células possam consumir esses açúcares, para usá-lo como fonte de energia e gerar a contração muscular.
  • Promove emagrecimento – É fato que é exercitar-se é uma escolha não apenas saudável,  mas também eficiente para quem quer reduzir a indesejada gordura corporal e ganhar massa muscular.
  • Melhora a capacidade muscular – Para todo e  qualquer tipo de movimento que fazemos no nosso dia a dia, utilizamos o sistema muscular. Os exercícios que levam peso nos tornam ainda mais fortes, e mais resistentes para realizar as atividades diárias, deixando assim o corpo menos suscetível a dores e lesões.
  • Nível de energia – A prática de exercícios físicos faz com que o organismo aumente consideravelmente a sua taxa metabólica após os treinos. Isso nos deixa com muito mais energia e disposição para a realização de outras atividades do dia,.

Que tal aproveitar que você chegou até o final deste post, levantar do sofá e dar aquele start?

Vá até a academia ou parque mais próximo, ou mesmo na sua casa. O importante é começar.

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