A artista plástica Fernanda Cristina dá vida a telas em branco com sua pintura por meio da arte gestual. Cria esculturas e obras de arte abstratas que nos convida a admirar o trabalho meticuloso da artista. 

Talentosa, ela combina cores, texturas, áreas de sombra e luz que refletem as emoções e sentimentos. 

Vamos conhecer um pouco mais do trabalho incrível da artista plástica Fernanda Cristina?

artista-plastica
Arquivo Pessoal

Artista plástica e sua trajetória profissional

Tudo começa em 2005, quando Fernanda iniciou sua carreira na publicidade o que deu à ela, os elementos e o conhecimento para ser diretora de arte do documentário Hakani sobre a tribo Suruwaha e os ribeirinhos, na região norte do Brasil. Hakani é uma produção norte americana e pode ser vista no seguinte site: www.atini.org.br

Minhas vivências, fora do circuito das artes, foram criando o estofo a partir do qual venho criando minhas obras. Todas essas experiências foram igualmente importantes para minha formação como pessoa e artista. Sendo o fio condutor desse processo sempre foi o contato com o outro” conta a artista.

A artista plástica se considera autodidata, pois desde de pequena começou a pintar e buscou referências, principalmente os expressionistas abstratos dos anos 1940 em diante. 

A pintura gestual permite que libere as emoções enquanto executo a obra. Os sinais e os gestos de pintar são maneiras de me expressar artisticamente. Resultam em obras em que as camadas de tinta vão se sobrepondo umas às outras, em um denso emaranhado de cores, formas e imagens” comenta.

Fernanda Cristina transforma suas experiências de vida em arte. Com maestria, ela cria combinações de cores, texturas, áreas de sombra e luz que refletem as emoções e sentimentos. 

Faço uso de técnicas diversas: pinto com as mãos, fazendo a base da obra, depois acrescento, com as mãos, pincéis ou o próprio tubo de tinta, formas em outras cores, trabalhando cada camada de modo intuitivo e criando meu estilo pessoal” conta a artista.

E não para por aí…

Nos últimos anos, dedica seu tempo como criadora e diretora de cena do projeto Eu sou uma longa história,  que enfatiza a importância de sermos protagonistas de nossas histórias. Se você ficou curiosa para saber mais, clique aqui

Além disso, é idealizadora do projeto “Vivência artística – Criatividade e não julgamento” que convida os participantes a experimentar novas formas de sentir e pensar.

Artista plástica Fernanda Cristina e seu trabalho

Um ateliê cheio de tintas, cores e telas, com uma artista que ama o que faz, dá para imaginar o lugar mais gostoso para estar?!

Essas palavras sintetizam toda a essência do trabalho da artista plástica, que atua nesse mercado há 5 anos apresentando esculturas e obras de arte abstratas exclusivas. “Como crio telas por meio da arte gestual, do expressionismo abstrato tudo que faço é original, não tem como ser copiado” pontua Fernanda.

Os desafios para se posicionar no mercado

“Tive que durante um bom tempo, provar que existe técnica, pesquisa e motivo de trabalhar com a arte que escolhi, não é um monte de rabisco sem sentido, como já ouvi!”.

Ela também estudou sobre a influência das cores na nossa mente, fez pesquisas sobre luz e sombra e ressalta que usa sua intuição e gestos corporais, sem deixar de lado a qualidade do seu trabalho.

Artista plástica e sua motivação

Por mais que eu goste de empreender, não passava pela minha cabeça ser empreendedora, muito menos em um mercado tão delicado e fechado como a arte é no Brasil. Mas, a vida me colocou nesse lugar após um diagnóstico de Esclerose Múltipla, e aceitei o desafio!”

Fernanda Cristina relata que não foi simples no início, precisou estudar muitos documentos para entender como gerir o espaço. Além de criar as obras de arte e fazer a divulgação, mas salienta que valeu a pena.

Ainda mais, a fonte para manter o entusiasmo para empreender é quando recebe mensagens dos clientes, dizendo como seu trabalho influenciou em suas vidas.

As críticas que marcaram a artista plástica

“Nossa, já ouvi muitas críticas principalmente no começo, mas a maioria foram incentivos, elogios pela qualidade, originalidade, atendimento e atenção com meus clientes”.

Entre em contato:

Gostou do trabalho a Fernanda Cristina e quer saber mais? Entre conta pelo Instagram, só clicar aqui ou pelo site.

Leia também:

Sommelier de vinhos lança curso por assinatura

Flor de Ameixa traz novidade para mulheres empreendedoras

Be Woman: um negócio social com a missão de transformar vidas

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *