Sommelier de vinhos e engenharia elétrica? Pois é! Parece uma união pouco provável. Porém, Érika Líbero é uma engenheira eletricista por formação, que começou sua jornada empreendedora justamente no mundo dos vinhos. 

Como resultado são dois cursos on-line e mais de 10 mil seguidores no Instagram. E ainda mais, um blog Vinho Básico repleto de conteúdo para quem deseja saber mais sobre a bebida dos deuses.

E pensar que acabou? Nada disso! A sommelier de vinhos, entre um post e outro, ainda trabalha em um dos principais Wine Bares de São Paulo. UAUUU! Haja fôlego para dar conta de tudo isso.

Já ficou curiosa para saber quem é essa malabarista dos vinhos e engenharia? Vem conferir!

mulheres-que-inspiram

Sommelier de vinhos: Como tudo começou…

Érika Líbero conta que sempre trabalhou na área, entre construção civil e energias renováveis. Porém, após 8 anos de formada, o setor da construção civil começou uma crise. A solução para driblar esse período de incertezas foi buscar um plano B. 

Entre uma pesquisa e outra, decidiu fazer um curso de  sommelier de vinhos. “De 2014 para cá, não larguei mais o mundo do vinho e entre um projeto e outro de engenharia, cada vez estou mais inserida com os vinhos” conta Érika. 

Posteriormente, foi Ganhadora do prêmio do concurso de Talentos de Sommeliére, 2015. Entretanto, encontrou alguns desafios para tornar o plano B como uma forma de renda.

O primeiro era não ter uma formação na área de vinhos. Mesmo após ter concluído o curso, é preciso muito estudo porque é um assunto com séculos, até milênios, de história. Então, sempre tem muito assunto a ser estudado” relata.

Desde 2015, Érika Líbero divide seu conhecimento no blog Vinho Básico. Bem como, nas redes sociais onde não economiza dicas! Logo, os seguidores irão encontrar conteúdos sobre os tipos de uvas, como identificar aromas, como conservar os vinhos e muitos mais.

Sem contar, para quem gosta dos bastidores, Érika divide um pouco da sua rotina com seus gatos (Grim e Aurora) e, até mesmo, se arrisca em ensinar alguns pratos para quem gosta de cozinhar.

O que te motivou a investir no empreendedorismo?

A resposta é: “Liberdade. Queria trabalhar na internet pela liberdade geográfica e de tempo” a sommelier de vinhos pontua. Embora, quando o assunto são críticas que possa ter recebido, ela enfatiza que costuma usar como combustível para o trabalho.

E arrependimentos?

Não tenho muitos, porque eu sempre procurei fazer o que eu era capaz, mas me arrependo de não ter começado a gravar vídeos lá no início. Um ponto de virada do meu negócio foi quando comecei a aparecer em vídeos; as pessoas se conectam muito mais quando vê que está falando com uma pessoa real”.

Cursos on-line sobre vinhos

Em dezembro de 2019, Érika apresentou o seu primeiro curso on-line foi e já conta com mais de 200 alunos. Nele, é possível podem aprender sobre as principais uvas, como são feitos os vinhos e os espumantes, principais regiões produtoras do Velho Mundo, Novo Mundo e do Brasil, degustação, serviço e harmonização.

Recentemente, lançou o curso por assinatura, onde os alunos têm aulas ao vivo semanalmente sobre um vinho de determinada região e suas especificidades. Os inscritos podem acessar as gravações das aulas sempre que quiserem.

Gosto de falar sobre vinhos de uma forma simples, sem termos técnicos e palavras difíceis. Tanto no Instagram como no restaurante como sommelière, sempre recebo comentários e agradecimentos sobre a forma com que eu explico, de uma maneira leve e de fácil compreensão”.

Portanto, se estiver interessada em saber mais sobre o mundo dos vinhos, Érika diz inequivocamente: “Tem muito conteúdo para aprender de uma forma simples. Quem abrir meu Instagram hoje, já vai aprender mais do que muito curso básico de vinhos”.

Sommelier-de- vinhos

Nesse meio tempo, entre estudar sobre vinhos ou em algum projeto de engenharia, Érika Líbero realiza caminhadas e andar de patins nos parques da cidade.

Me ajuda muito na concentração e inspiração de novos conteúdos para o Instagram. Além disso, aproveito para ouvir audiobooks, podcasts e ouvir alguns cursos que sempre estou fazendo”.

E, claro que ela deixou um recadinho se você está pensando em começar o seu próprio negócio. Anote aí!

Sommelier-de- vinhos-1

Entre em contato:

Se você quer conhecer mais sobre os cursos de vinhos, você pode acessar pelo site Udemy Brasil ou para o curso por assinatura só clicar aqui!

Instagram – @erika.libero | Facebook – Vinho Básico | Blog – Vinho Básico

Leia também:

Be Woman: um negócio social com a missão de transformar vidas

Flor de Ameixa traz novidade para mulheres empreendedoras

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *