Escolher o tênis para academia não é uma tarefa fácil, né meninas? O mercado fitness oferece diversos modelos que, além das funcionalidades específicas para cada modalidade esportiva, também chamam atenção pelo seu design bem elaborado com cores e desenhos que combinam com a roupa fitness

O que complica ainda mais saber qual levar para casa. Por isso, separamos dicas para escolher o tênis para academia ideal para sua modalidade. Bora conferir?

Tênis para academia: Primeiro passo para escolher o seu!

Antes de ir a uma loja e comprar um tênis para academia é preciso saber qual é o seu tipo de pisada. Como assim? O que é isso? 

Existem três tipos de pisadas: pisada neutra, pisada pronada e pisada supinada* . Cada uma apresenta características que podem ser identificada por meio do desgaste da sola do sapato, por exemplo. Quer saber mais? Vamos explicar sobre os tipo de pisadas para te ajudar:

Pisada Neutra – o desgaste do solado é uniforme, pois há uma linha reta do calcanhar ao dedão durante o passo. As pessoas que apresentam a pisada neutra não tem restrições na hora de escolher o seu tênis para academia.

Pisada Pronada – essa pisada é mais comum nas mulheres, sendo a principal característica o desgaste do calçado mais a esquerda. O tênis mais indicado é com amortecimento e controle de instabilidade.

Pisada Supinada – ao contrário da pronada, aqui o pé tende a sustentar mais para o lado direito. O modelo de tênis para academia é com amortecimento e controle de instabilidade.

tipos-de-pisadas-minuto-fisioterapia
Imagem: Minuto Fisioterapia

Sendo assim, para descobrir sua pisada observe em seus calçados onde há um desgaste maior. Por exemplo, se for na parte interna, sua pisada é pronada. Já na parte externa – supinada. Se o solado do calçado está uniforme, ou seja, não está desgastado no lado esquerdo ou direito, a sua pisada é neutra. 

Entretanto, no momento da compra, busque a ajuda do vendedor na loja de esportes e peça orientação de qual tênis é o mais indicado para o seu tipo de pisada e modalidade esportiva.

Se estiver pesquisando em sites, leia todas as indicações do produto e também busque tirar suas dúvidas por meio do chat online.

Dessa forma, você terá maior segurança e saberá que está levando para casa um tênis para academia perfeito para te acompanhar nos treinos.

tenis-para-academia
Imagem: Pinterest

E agora, qual modelo escolher?

Depois de descobrir qual a sua pisada, chegou a hora de comprar o seu tênis para academia. Nessa hora, pense nas atividades físicas que mais costuma realizar. 

Se o exercício for mais aeróbico como zumba, spinning, jump ou corrida, o ideal são modelos com amortecimento para diminuir o impacto dos pés no chão. 

Já para musculação, os modelos mais retos são uma excelente escolha para não causar desconforto durante a atividade física. Além disso, o tênis deve diminuir o impacto sobre a coluna e o joelho, o que contribui para os movimentos corretos. 

Nada de deixar seu estilo de lado, escolha o tênis para academia de acordo com a sua personalidade. Isso mesmo! Aliás, temos um post que fala sobre um modelo que é sucesso Tênis Botinha Feminino, confira.

O mercado apresenta modelos coloridos, metalizados, basiquinhos e aqueles com design que nos deixa de queixo caído com tanta beleza. 

No entanto, não se esqueça que o tênis escolhido precisa estar de acordo com a sua modalidade esportiva. Isso é primordial, afinal, de nada adianta ter um tênis lindão se não te traz conforto durante a atividade física. 

Outro requisito que não podemos deixar de mencionar é o custo benefício. O valor dos tênis para academia podem variar muito de um modelo para outro.  Então, antes de optar por tênis mais barato, avalie se ele apresenta os atributos para a modalidade esportiva. 

Lembre-se sempre, assim como a roupa fitness precisa proporcionar conforto para os movimentos, o tênis não foge a essa regra. Todo cuidado é válido para garantir que sua saúde e bem-estar não sejam prejudicados com o passar do tempo. 

tenis-para-academia
Imagem: Camilla Jlovell

Anote aí a Dica Flor de Ameixa

Algumas pessoas costumam ter dois tênis para academia, e sabe qual o motivo disso? 

Primeiro motivo é que o pé transpira durante a atividade, não importa qual seja. Sendo assim, deixar o tênis secar por um dia é uma boa opção, sem contar, que evita possíveis odores desagradáveis. 

Outro motivo é que mesmo o material do calçado seja bem resistente, com o uso diário e a intensidade da atividade, pode desgastar. Dessa forma, ter outro calçado para revezar entre um treino e outro é ideal. 

Vale ressaltar que isso não é obrigatório, você precisa levar em conta quantos dias da semana realiza a sua atividade física  e também a intensidade dela para avaliar se há a necessidade de ter um outro modelo de reserva. 

Gostaram das dicas ameixinha? Comente aqui no Flor de Ameixa Moda fFtness, vamos amar receber a sua opinião!

Fonte: *Site Tênis para Corrida

Leia também:

Calça montaria: Dicas para usar essa peça no dia a dia!

Short para academia: como escolher o modelo para arrasar no visual?

Jaquetas Esportivas como usar ?

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *