A Black Friday está chegando e muita gente está se preparando para a corrida das compras. 

No Brasil, a Black Friday chegou em 2010 e, desde então, os lojistas capricham nas ofertas para atrair os clientes. Quem aí não se lembra do corre, corre nas lojas para levar os produtos em oferta? 

Pois é! Mas, esse ano será um pouco diferente! 

Com a chegada da COVID-19 diversas mudanças aconteceram, entre elas as compras online que se intensificaram com fechamento de lojas, shoppings e centros comerciais. 

De acordo com consultor financeiro Rafael Medeiros, espera-se que para o dia 27 de Novembro, o maior volume de compras ocorra através da internet.

Outro dado importante, é a pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen sobre o setor de E-commerce no primeiro semestre de 2020. Devido à necessidade e o aumento de confiança da população referente a compras online, o setor registrou um número de 7,3 milhões de clientes que fizeram suas compras sem sair de casa pela primeira vez. 

Porém, quem quer aproveitar as ofertas da Black Friday não pode deixar de lado um bom planejamento e ficar de olhos bem abertos para não cair em roubadas

Sendo assim, convidamos especialistas para dar dicas e te ajudar nas compras online. Vem conferir! 

black-friday-compra-online
Imagem: Freepik

Black Friday: Dicas para comprar online com segurança

O advogado especializado em direito do consumidor e direito digital, Dr. Ricardo Vieira de Souza – mestre, doutorando e professor da PUC-SP – menciona que o primeiro passo começa antes da Black Friday. O advogado pontua: 

  • Faça uma lista dos produtos que quer comprar. A lista diminui o risco de compras desnecessárias.
  • Pesquise agora os preços desses produtos e tire um print das telas com os produtos que te interessam.
  • Pesquise em sites de direito do consumidor, como Procon e Reclame Aqui, sobre as empresas que vendem os produtos que você deseja comprar. Leia os comentários de quem já comprou nessas lojas e a avaliação dos consumidores. Sites como o Google, por exemplo, deixam essas avaliações bem visíveis.
  • Compre sempre que possível em sites nacionais e conhecidos; evite comprar fora do país e em sites desconhecidos.

Já Rafael Medeiros, consultor financeiro, aconselha priorizar os itens e categorizá-los em: Preciso comprar e Gostaria de comprar. Além disso, estipular um preço máximo que você está disposta a gastar em cada um dos itens.

Outra dica do consultor é anotar no caderninho, no e-mail ou planilha os preços de cada item, para que você consiga ter melhor proveito no dia da Black Friday e consiga calcular e comparar rapidamente o desconto gerado.

Depois de ter realizado esse passo a passo, chegou o momento de ir às compras. Então, esteja preparada para dar um “clique em comprar”, sem erro! 

O grande dia chegou!

O advogado comenta que quando for às compras fique atenta e compare os preços pesquisados antes da Black Friday – quando você anotou ou tirou um print da tela – para se certificar que não é uma falsa promoção.

Entretanto, o advogado também aconselha a ficar atenta aos prazos de entrega e comparar as garantias oferecidas pelas lojas. Além disso, opte em pagamento digital, como os cartões de crédito digitais, evite boletos que são mais fáceis de serem manipulados por criminosos.

Se escolher pagamento por cartão de crédito, não permita que a loja salve os dados contido no mesmo. Listamos outras dicas que Dr. Ricardo Vieira, anote: 

  • Caso tenha recebido e-mails com ofertas, não clique em links suspeitos. Quando você passa o mouse em cima do link, é possível ver a URL. Se não for conhecida, não clique.
  •  Caso você esteja recebendo malas diretas e e-mails não solicitados, lembre-se que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD – entrou em vigor e você pode pedir para se descadastrar sob pena de eventuais punições para a empresa.
  •  Se seu produto chegou e não atendeu às especificações da compra, você pode devolver e pedir seu dinheiro de volta.

Dicas de sites para comparar preços:

O consultor financeiro listou 5 sites sites na internet que podem te auxiliar na pesquisa e comparativo de preços e lojas, confira: 

Dessa forma, você consegue se preparar melhor para a Black Friday e não passar possíveis aborrecimentos como ofertas falsas, produtos danificados.

Nós aqui estamos a todo vapor com as ofertas da Black Friday. Tudo para deixar o look de fitness de arrasar! Aproveite e confira as ofertas, clique aqui

Mais informações para a imprensa:

Stone Comunicação – consultor financeiro Rafael Medeiros

Gladis Henne Éboli – Dr. Ricardo Vieira de Souza

Leia também:

Flor de Ameixa traz novidade para mulheres empreendedoras

Comprar roupas online: Como tirar as medidas do corpo?

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *