Oi meninas, estamos no Outubro Rosa, o mês oficial da campanha anual para prevenção ao câncer de mama. 

A campanha dura o mês inteiro, buscando alertar todas as mulheres a respeito dos riscos, assim como a necessidade de um diagnóstico mais precoce possível deste tipo de doença.

Outubro Rosa surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos, e veio ao Brasil através da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).  O primeiro sinal do envolvimento do Brasil com a campanha aconteceu 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Entretanto, foi somente em 2008 que Outubro Rosa ganhou força total no território brasileiro e no mundo. Outros países passaram a iluminar os monumentos  durante a noite com a cor rosa. Tudo para nos lembrar o quanto é importante os cuidados com a saúde. 

E, pasmem, até mesmo o Congresso Nacional parece apoiar essa causa. Basta observar a iluminação rosa que está na presente sua fachada.

Outubro Rosa: alguns números sobre o Câncer de Mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Infelizmente, esses revelam números absurdos de mortes de mulheres por esse tipo de câncer, e que o mesmo segue sendo o mais recorrente no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Sendo assim, o maior objetivo da campanha Outubro Rosa é mobilizar a sociedade, chamando a atenção para as ações preventivas. Assim como de cuidados com a própria saúde e contra essa terrível doença. 

A cor rosa do laço já é um símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, o que ainda estimula muito a participação da população, especialmente feminina.

São muitos também os órgãos que demonstram seu apoio à essa causa tão nobre. Por isso, alguns hospitais disponibilizam serviços mais pontuais, como realização de exames de mamografia, feitos de forma totalmente gratuita. 

Outubro todo cor de rosa!

E, conforme já vimos, a cor rosa no mês de outubro acaba estimulando muito a participação em campanhas, até mesmo, em pequenas ações no dia a dia. Especialmente pelo público feminino, sendo assim, é um mês perfeito para o uso da cor.

Vale para difundir a causa, ou para quem passa ou já passou por algum tratamento, considerando também o bom astral que a cor rosa nos traz. Afinal,como diz o apresentador e stylist Arlindo Grund: “Investir na alegria ao se vestir é fundamental para elevar ainda mais a nossa autoestima”. E vamos continuar, nada mais fundamental numa hora dessas, não é mesmo?

Em relação ao uso da cor rosa em pequenas campanhas e ações dentro do nosso dia a dia, basta observar o que fazem várias marcas, lojas, academias, e os mais variados estabelecimentos. 

Sempre há algo relacionado ao Outubro Rosa, seja uma promoção, um dia da semana dedicado a usar a cor, a apoiar a causa de alguma maneira, incentivando que mulheres se cuidem, se previnam, se ame cada vez mais. 

Por esse motivo, já que sempre temos falado de vida saudável e universo fitness, nada mais justo do que sugerir e inspirar vocês com algumas ideias para incluir a cor rosa quando você for treinar também. Que tal?

Flor de Ameixa apoia essa campanha!

O macacão fitness sempre foi uma opção incrível para treinar com muito estilo, e sem deixar de valorizar cada forma do nosso corpo, e cada vez mais “dentro” do estilo esportivo. Os mais diversos modelos estão disponíveis, com estampas e detalhes, mas esse está a cara do Outubro Rosa, não?

Outubro Rosa - campanha e inspirações

Observem essa combinação a seguir, do top rosa  com o short-saia cinza, onde a cor rosa predomina. É ou não é uma opção é tanto para homenagear o Outubro Rosa?

top-fitness-rosa-flor-de-ameixa

As leggings coloridas também sempre foram excelentes opções, e isso já sabemos. Mas, essas com a nossa queridinha cor predominante rosa (assim como muitas outras estampas onde ela prevalece) também podem fazer look incríveis para essa celebração. Só combinar com aquele top rosa liso, e vai fica lindo.

Outubro Rosa - campanha e inspirações

Outubro Rosa - campanha e inspirações

Além disso, a Flor de Ameixa apresenta outras opções de looks perfeitos para os treinos. Como short fitness ideal para os dias quentes que completam a beleza do look de academia ou para atividades ao ar livre. 

Gostaram? Então, não vamos deixar passar despercebida essa informação. Incentive todas as mulheres que você ama estarem realizando os exames periódicos, e por que não, a estarem lindas de rosa também. ?

Leia também:

Ritual Matinal: Comece o seu dia diferente!

Treinar no inverno: 3 formas de evitar lesões

Marmita fitness: dicas para preparar a sua!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *