Ritual matinal é aquele tempinho que você reserva para realizar atividades que mais gosta para começar o dia cheio de entusiasmo. Então, se você quer ser mais produtivo e ter um hábito novo para uma vida diferente, comece criando uma rotina logo de manhã.

Confira nesse post o que é um ritual matinal, a importância e como criar uma rotina matinal com o seu estilo. Ah! Também separamos dicas para quem está perdida e precisa de uma ajudinha para começar.

Prepare para começar suas manhãs de maneira bem diferente e com um tempo para quem mais importa: você!

O que é Ritual Matinal?

Qual a primeira coisa que faz ao abrir os olhos? Humm.. Deixa adivinhar, pegar o celular?!

A maioria das pessoas costumam pegar o celular, ver as mensagens e rolar o feed e quando se dão conta, já se passaram 15, 20..até 30 minutos nas redes sociais. Isso sem contar, as inúmeras vezes que o modo “soneca” é ativado antes de sair da cama.

Depois, começa o corre-corre para preparar o café, sair para o trabalho, ou para quem está em home office, já liga o computador para as atividades do dia. E quando o dia acaba, a sensação de que não fez nada por você é evidente!

A proposta de um ritual matinal é justamente começar o seu dia tendo alguns minutos somente para realizar o que mais gosta. E pode ser ações simples, como: tomar um banho sem pressa, meditar, fazer um exercício físico ou ler um pouco.

Dessa maneira, as primeiras horas do seu dia começa de maneira mais desacelerada e com uma sensação de bem-estar. Pequenas ações que ajudam na produtividade e também  colaboram para a qualidade de vida.

Qual a importância de uma rotina matinal?

Ok! Agora você pode estar se perguntando se isso é realmente importante. Bom, as primeiras horas do seu dia determina como ele será. Isso significa que se acordar preocupada, logo esse sentimento irá se prolongar pelo resto do dia. E, claro, que ninguém quer acordar dessa forma, né?

Então, a rotina matinal pode te ajudar em alguns aspectos, entre eles:

  • Ter um tempo pra si
  • Controlar a ansiedade
  • Aumento da produtividade

Ter um tempo pra si – ao longo do dia, entre uma demanda e outra, falta um tempo na agenda de compromissos para cuidar de si. O ritual matinal pode ser uma alternativa para que o seu dia comece com quem mais importa.

Controlar a ansiedade – nada melhor que começar o dia com a sensação de que tudo está no controle! Que não precisa correr para ligar o computador, que está atrasado ou acordar com uma lista mental de tudo que tem que fazer.

Aumento da produtividade – se você está procurando ser mais produtivo, aqui pode estar o que te faltava. Com as primeiras tarefas do dia concluídas, o cérebro recebe uma boa notícia e libera aquela sensação maravilhosa de satisfação. Com isso, ficamos mais motivados para as outras demandas seguintes.

Meditacao-e-os-beneficios-dessa-praatica

É difícil começar um ritual matinal?

Sabemos que toda a mudança leva um tempo para nos acostumarmos a ela. Seja acordar mais cedo, ler 10 páginas de um livro no dia, mudar os hábitos alimentares, enfim!

Mas, vale ressaltar a importância de termos uma rotina de qualidade para cuidar do corpo e da mente. Se você quiser dicas de como organizar a rotina, dê uma olhadinha nesse post que contamos tudo!

Além disso, o ritual matinal pode começar de uma maneira bem simples. Ele precisa estar dentro da sua rotina, isso quer dizer que não vamos estipular horários, ou ainda, listar o que pode ou não ser feito. Nada disso!

Sinta-se à vontade para criar a rotina matinal que melhor se adapte ao seu estilo de vida e ao seu relógio biológico. Embora, acordar um pouco mais cedo do que está acostumada, poderá te ajudar a adiantar as tarefas e te beneficiar ao resto do dia.

O principal é ter um ritual matinal com uma sequência de ações com propósito bem definidos. Assim, toda manhã você irá realizar a mesma tarefa, mas com atenção plena.

ritual-matinal
Imagem: Freepik

Passo a passo para criar o seu!

O primeiro passo é verificar qual a sua disponibilidade de tempo pela manhã. Depois disso, liste as coisas que mais gosta de fazer.

Aqui uma dica bem importante!

Se estiver começando um ritual matinal, não coloque 30 coisas na lista, procure mini-hábitos. Comece com  algo que conseguirá manter todos os dias e vá aos poucos aumentando os mini-hábitos a medida de que se sentir à vontade.

Se você é o tipo de pessoa que não gosta de meditar, então, não coloque isso na listinha. Opte por ouvir música enquanto prepara o café, ou aproveite para alongar o corpo. Enfim, as possibilidades são inúmeras! 

Mesmo depois dessas dicas, você ainda precisa de uma mãozinha para começar o seu ritual matinal e precisa de algo prontinho? Tá  bom vai!!

Ritual Matinal pra quem ainda não tem ideia como começar!

Você  pode começar por uma rotina matinal bem simples com 10 minutos toda manhã. Claro, que se você pode acrescentar alguns minutos deixando a rotina matinal bem do seu jeito. Separamos alguns passos, confira:

Arrume sua cama – apesar de um gesto bem simples, acredite! Provoca a sensação de “primeira tarefa do dia concluída”.

Acordar cedo – pode ser um desafio, se você está acostumada a dormir até mais tarde. Mas, você pode começar aos poucos com 20 minutos antes do seu horário normal de acordar, depois tente 30 minutos. Porém, lembre-se de dormir bem, no mínimo, 8h por noite. Assim, não vai acordar cansada. 

Café da manhã saudável – fundamental para um dia mais produtivo, o café da manhã faz toda a diferença. Leia nossas dicas de café da manhã integral.

Atividade física – é bem comum algumas pessoas realizarem alguma atividade física no período da manhã. Seja uma caminhada, yoga ou corrida exercícios físicos são estimulantes se praticados diariamente.

Meditação – outra alternativa que pode ser feita de várias maneiras. Pode ser por meio de um aplicativo ou vídeo, você pode escolher a que melhor combina com o seu estilo. 

Leitura – ler nas primeiras horas do dia também apresenta benefícios. Sem contar, que um bom livro te envolve com o enredo que faz com que você queira ler mais.

Gratidão – comece o dia agradecendo! Talvez você tenha visto essa palavra pelas redes sociais. Mas, ela tem um significado poderoso que expressa o sentimento que leva a reconhecer e valorizar o que há de melhor em você, nas pessoas ao seu redor e também pelas coisas que acontecem no seu dia a dia.

Rotina-matinal
Imagem: Freepik

Dicas Flor de Ameixa

Ameixinhas é comprovado que para um novo hábito fazer parte da rotina leva 21 dias. Nesse período o seu corpo e cérebro necessitam se adaptar com uma novidade no seu dia a dia.

Então, não desista logo na primeira semana, tá bom? Comece aos poucos, coloque um novo hábito e depois vai aumentando à medida que for se adaptando.

Tente sempre se manter motivado, ou seja, comemore a cada semana que evoluir no seu novo hábito. E o mais importante é que você tenha o ritual matinal ideal para você! Na internet existem diversas referências para uma rotina matinal, porém escolha aquela que você consiga manter o ritmo e se sinta bem com ela.

O principal é não gerar um estresse no novo hábito, ele precisa te proporcionar bem-estar e felicidade para prosseguir com ele.

Gostaram das nossas dicas? Conte aqui pra gente qual a sua rotina matinal?

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *