Sono e atividade física são duas coisas que nem pensamos em como podem estar relacionadas para uma vida saudável. Mas acredite! Eles andam sempre juntos quando o assunto é qualidade de vida.

Como dormir é um ato natural para nós, nem paramos para pensar em como uma noite de sono pode interferir no nosso corpo. Mas quem aí já teve aquela noite péssima, de ficar virando horas e horas na cama e não dormir? Acredito que todo mundo já passou por isso, né?

No outro dia, a sensação de cansaço e irritação são evidentes. A má qualidade do sono está ligada ao aumento do estresse, pois uma noite mal dormida interfere diretamente no humor, atingindo também as pessoas que estão por perto.

Então, aproveite que está aqui e confira esse post que poderá te ajudar a mudar seus hábitos ruins para uma rotina de bem-estar tão desejada. Vem com a gente!

Sono e atividade física: vamos entender um pouco mais!

Nem precisamos repetir aqui em como a atividade física traz inúmeros benefícios para o corpo e mente, não é mesmo?

E a atividade física é uma grande aliada para uma boa noite de sono. Pesquisas apontam que dormir 8 horas por noite ajuda nas funções cognitivas, na recuperação das fibras musculares e contribui para o melhor desempenho durante a atividade física.

Sem contar, para quem está acostumado a se exercitar acaba dormindo mais rápido e consegue relaxar. Além disso, os praticantes de exercícios físicos  têm um sono mais profundo e se sentem mais disposto no dia seguinte.

Como resultado, a pessoa pode emagrecer e obter noites com sono melhor, o que trará em longo prazo uma qualidade de vida maior. Outras mudanças também podem ser notadas como o humor e a sensação de bem-estar, benefícios indiscutíveis.

Se você ainda não encontrou a motivação para praticar exercícios físicos, veja as razões para começar hoje mesmo.

Sono e atividade física: Como nossos horários influenciam?

Agora que entendemos um pouco mais sobre o sono e as atividades físicas, vamos conversar como nossos horários interferem no nosso desempenho no cotidiano.

De acordo com o livro, “Mude seus horários, mude de vida” (editora Sextante, 2020) o autor DR. Suhas explica como harmonizar nossa rotina diária com o ritmo circadiano e, com isso, fazer com que o nosso sistema trabalhe com menos esforço.

O Dr. Suhas, ao longo do livro, discorre sobre como o nosso corpo trabalha e a importância de termos horários definidos para dormir, como exemplo. Ele cita em um dos trechos que comer e dormir na hora errada perturbam o ritmo circadiano e interferem no metabolismo saudável.

No livro o Dr. Suhas aponta que exercícios físicos, não ajudam apenas na perda de peso, mas colabora também, para quem sofre de insônia e outros malefícios. Além disso, ele enfatiza que é bem importante dormir sempre no mesmo horário, de preferência às 22h30.

Mas, o que seria o ritmo circadiano?

Se você ainda ficou em dúvida sobre o que seria o ritmo circadiano, de uma maneira bem simples: é o ciclo de 24 horas e que começa novamente toda manhã com a luz do dia.

De acordo com o autor, esse ritmo indica ao corpo quando digerir os alimentos, como se preparar para dormir e como regular tudo no organismo. Entretanto, ele aponta que a falta de alinhamento dos ritmos circadianos e o nosso corpo pode causar diversos problemas, como: insônia, obesidade e fadiga.

Por isso, é importante enfatizar que desenvolver um cronograma diário para seguir, como o horário para dormir e acordar todos os dias – incluindo aos finais de semana- é considerado também como um hábito saudável que poderá trazer resultados incríveis para o corpo e mente.

Outro ponto levantado pelo Dr. Suhas é que estamos acostumados a organizar nossos dias de acordo com a agenda de trabalho quando, na verdade, deveríamos organizar nossos compromissos com as necessidades do corpo.

Qual horário deve praticar atividade física?

Para alguns, o melhor horário para se exercitar é o período da manhã que pode trazer energia ao longo do dia. Porém, outro benefício escondido em realizar uma caminhada de 30 minutos, como exemplo, está na influência que isso trará para o seu sono.

Outros preferem se exercitar no período da noite, pois muitas vezes, não conseguem durante o dia um tempinho para ir à academia. Entretanto, há  um debate a respeito disso!

Alguns pesquisadores apontam que ter uma rotina de exercícios noturnos pode prejudicar o sono com a liberação de adrenalina. Com isso, ter a sensação de cansaço no dia seguinte seria algo inevitável.

Outra questão é em relação a chegar em casa e comer tudo para compensar a energia gasta no treino. Isso pode prejudicar, e muito, para quem quer perder peso, pois o organismo pode demorar para digerir os alimentos ingeridos.

Nesse caso, se você não quer abrir mão de treinar a noite, não tem problema! Apenas avalie se o horário escolhido não irá prejudicar suas horas de sono e também os alimentos que serão consumidos à noite.

Nesse último ponto, você pode deixar pronta uma marmita pós-treino para fugir das tentações quando chegar em casa depois da academia.

Dicas para uma boa noite de sono!

Uma boa noite desono também passa por outros hábitos que podem ser adquiridos sem muita dificuldade. Confira 6 dicas para te ajudar a ter uma boa noite de sono:

1- Diminuía o ritmo à noite – busque atividades relaxantes antes de dormir como ler um livro ou meditar. Isso pode ajudar a diminuir a ansiedade e estresse permitindo que o corpo comece a ficar tranquilo até a hora de dormir

2 – Evite excesso de luz  – como aquelas de celular, tablets, TV, notebooks, pelo menos duas horas antes de se deitar. Esses estímulos interferem diretamente no hormônio melatonina, que é responsável pela indução do sono

3 – Diminua a intensidade das luzes em casa – comece a deixar o ambiente o mais propício para um boa noite de sono. Desligue a TV e outras lâmpadas dos cômodos da casa.

4 – Mantenha uma rotina de horários para dormir e para acordar – é muito comum que pessoas queiram compensar noites mal dormidas durante a semana quando o final de semana da mesma chega, e aí se sentem mal fisicamente por conta disso.

5 – Use roupas confortáveis – chegando a hora de dormir, prepare o pijama!

6 – Evite líquidos – perto da hora de dormir evite tomar muitos líquidos para que não se levante várias vezes para ir ao banheiro interrompendo o seu sono.

Além disso, não podemos nos esquecer da alimentação saudável antes de dormir. O recomendado é ingerir alimentos leves. Sendo assim, sopas e caldos são excelentes opções. Confira aqui nossas dicas para comer bem e dormir melhor!

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