Treinar no inverno é uma ótima alternativa quando a época mais fria do ano chega e, definitivamente, a coragem de fazer exercícios físicos não aparece, nem ao menos, para dar uma caminhada na rua.

Porém, treinar no inverno precisa de atenção dobrada com as possíveis lesões que podem ocorrer. Durante as temperaturas mais baixas os músculos se contraem para reter o calor, como resultado, aumenta a dificuldade para se movimentar durante a atividade física. 

Para te ajudar com esses cuidados, a  fisioterapeuta dermatofuncional Aline Caniçais, da HTM empresa fabricante de equipamentos de reabilitação esportiva e estética, trouxe 3 formas de aproveitar os treinos em casa e prevenir de possíveis lesões. 

Confira abaixo as dicas e nos seu próximo treino em casa já coloque em prática!

Treinar no inverno: Como evitar lesões?

De acordo com especialistas, durante o inverno é preciso também estar atento às lesões, já que realizar atividades físicas nos dias mais frios pode provocar o estiramento e lesão  muscular com mais facilidade – principalmente se o exercício for feito em casa, sem nenhum acompanhamento profissional. 

“No frio, os músculos ficam mais contraídos, o que pode aumentar a chance de se ter uma lesão. No entanto, essa é uma excelente época para otimizar os resultados”, explica Aline Caniçais.

Para quem investe em uma rotina regrada, algumas dicas podem ajudar a obter melhores resultados, como o uso da tecnologia – com equipamentos específicos – e de tratamentos estéticos. 

A especialista traz 3 dicas importantes para quem pretende investir nos treinos de inverno.

Invista em alongamentos e aquecimentos

Esforço ou peso em excesso, assim como movimentos realizados de forma inadequada, podem provocar problemas nos músculos e articulações, principalmente no inverno. 

O estiramento, que ocorre quando as fibras musculares se rompem no momento que a atividade física exige mais do que o corpo pode oferecer, pode ser evitado se a pessoa pratica alongamento e aquecimento pré e pós treino. 

Mas se vocês ainda não tem muita ideia de como se alongar, dá uma olhadinha nesse post onde contamos tudo sobre essa prática.

Associe os treinos com tecnologia 

As épocas mais frias são ideais para quem quer otimizar seus resultados com ajuda da tecnologia. Segundo Aline, “as lesões mais comuns acontecem no joelho e lombar. A pessoa que está se exercitando em casa precisa se preocupar não só em se exercitar, mas completar o treino sem se lesionar”. 

A HTM, por exemplo, tem um equipamento que pode ser usado em casa para potencializar a hipertrofia. O Stim Care é composto por correntes excitomotoras e terapêuticas que promovem contração muscular. Quando associadas a contração ativa da musculatura, proporciona resultados mais efetivos, já que recrutam em torno de 40% a mais de fibras musculares que só o exercício. 

Além disso, as correntes terapêuticas do equipamento também promovem melhora do desconforto pós treino, contribuindo para a recuperação da musculatura trabalhada.

Aposte em treinos intensos 

Com a temperatura mais baixa, o corpo tende a queimar mais calorias para manter a temperatura corporal. Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem esta época para começar um programa de treinamento com exercícios físicos e uso de terapias auxiliares. 

Já para quem treina com regularidade, uma dica é adaptar sua rotina e investir em atividades intensas e mais rápidas. Vale lembrar que os especialistas recomendam que as pessoas procurem orientação médica antes de praticarem qualquer atividade física. 

Para o uso de tratamentos em clínicas de estética também é realizado uma avaliação com profissional da área antes de se iniciar as sessões.

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Você sabia que treinar no inverno…

Treinar no inverno pode ser um aliado importante no processo de emagrecimento? Isso mesmo que você leu!

A  fisioterapeuta dermatofuncional, Aline Caniçais, explica que isso acontece porque há um aumento do metabolismo corporal, ou seja, o corpo queima mais calorias. Além disso, existem evidências de que as baixas temperaturas podem ajudar também a reduzir a retenção líquida, comum nas épocas mais quentes.  

Gostou de saber isso? Agora, você tem mais um motivo para nos dias frios, jogar o cobertor, colocar a roupa fitness e praticar atividades física que mais gosta!

Conte aqui pra gente se você é do time que treina no inverno ou do time treino no verão!

Fonte: Agência NoAr

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