Preparamos um guia completo de Skin Care para que você possa, hoje mesmo, colocar em prática na sua rotina diária os cuidados com a pele. Confira as dicas!

Oi meninas, você sabe o que é Skin Care? É um termo em inglês para abordar sobre os cuidados com a pele. Sabemos que ela precisa de muita atenção e nada melhor que ter um guia completo para que você possa, hoje mesmo, colocar em prática na sua rotina diária. 

Preparamos com todo carinho esse post que irá falar sobre os tipos de pele, produtos que não podem faltar no dia a dia e com que frequência deve ser realizada o skin care. Por isso, fique aqui que vamos te contar tudinho!

O que é Skin Care?  

Ahhhh! O dia está começando e você já colocou todas as tarefas para serem realizadas. Ei, espere, faltou uma! Skin Care. 

Skin Care é um termo que ficou bem conhecido no universo da beleza, e nada mais é, do que: Skin – pele e Care – cuidado. 

Não é segredo que a pele precisa de cuidados específicos para cada parte do corpo, no caso do Skin Care, o foco maior seria o rosto. Ele está mais exposto aos raios solares, a poluição e, até mesmo, a fumaça de cigarros e outros fatores externos que muitas vezes não nos damos conta e que podem prejudicar a cútis ao longo do tempo. 

Por isso, é importante termos um cuidado especial com o maior órgão do corpo para mantê-lo sempre saudável, hidratado, com toque macio e adiar o envelhecimento precoce. 

O primeiro passo antes de sair por aí comprando um monte de produtinhos para o rosto e corpo é consultar um dermatologista. Ele poderá te indicar os itens ideais para a seu tipo de pele. 

Por que é importante cuidar da pele?

A exposição a todos esses agentes agressivos pode gerar, ao longo do tempo, a perda da elasticidade e o surgimento das temidas rugas e manchas. 

Por isso, cuidar da pele precisa ser um hábito diário e com produtos que atendam  às necessidades do seu tipo de pele. Além disso, os cuidados com a pele estão além do uso de cosméticos, é bem importante ter uma alimentação saudável, beber muita água e nada de banhos longos com a água bem quente. 

Sem contar, que a cútis precisa de cuidados o ano todo, não apenas em períodos em que a temperatura está baixa, como no inverno ou outono. E não pense que durante o inverno o rosto sofre menos com o clima. Nada disso! 

Além dos sinais de envelhecimento, doenças de pele podem surgir, principalmente, durante o inverno. Aqui no blog temos um post que fala um pouquinho mais sobre essas doenças, clique aqui.

Depois é só colocar na sua listinha diária o hábito de cuidar da pele, se possível, separe 15 minutinhos de manhã e à noite… sua saúde e a beleza do seu rosto agradecem.

Tipos de pele: Qual será o seu?

Basicamente, existem 4 tipos diferentes de pele e cada um deles apresenta características bem específicas. Vamos falar um pouquinho de cada um: 

Pele Normal – a palavra normal é como referência para uma pele que é equilibrada. Ela não é muito oleosa ou seca, apresenta o volume para manter seu aspecto sem muito brilho ou muito ressecado.

Pele Seca – esse tipo de pele tem como aspecto principal a perda de água, que pode ocorrer por meio da transpiração, por exemplo. Algumas características da pele ressecada são a descamação e/ou pequenas linhas e fissuras. Banhos demorados e com a água em temperatura alta podem contribuir para uma pele ressecada. 

Pele Oleosa – para muitas mulheres a pele oleosa é um pesadelo, já que uma das características é o brilho excessivo que detestamos. Isso ocorre por produzir maior quantidade de sebo do que a pele normal. Alguns fatores, como estresse, alimentos gordurosos e muita exposição ao sol colaboram para o aumento da oleosidade. Com isso, o surgimento de acnes e cravos pode ser bem comum.

Pele Mista – bem comum entre as mulheres, a pele mista apresenta oleosidade excessiva na testa, nariz e queixo (conhecida como zona T), as bochechas costumam ser secas na região. 

Produtos para o rosto: comece a rotina de Skin Care

O mercado oferece inúmeras opções de marcas e preços para produtos que são ótimos para a rotina de Skin Care. Separamos aqueles que são indispensáveis para uma rotina poderosa de limpeza para uma pele saudável. 

Demaquilante – ele remove toda a maquiagem, sem deixar nadinha na pele. 

Água Micelar – é outra opção que agrada muitas mulheres na hora de remover a make, sem deixar o rosto grudento. 

Sabonete líquido – ele é o primeiro que pensamos quando o assunto é produto para o rosto. Ele ajuda na hidratação da pele e também retira os possíveis resíduos do demaquilante. 

Esfoliante – ele remove as células mortas e controla a produção do sebo. O ideal é que seja usado uma ou duas vezes por semana. 

Tônico – ele é responsável por retirar todas as impurezas na pele. E, se você costuma aplicar protetor solar antes de sair de casa (excelente hábito!), ele é ótimo para ser usado antes de receber o produto. 

Hidratante  facial – não existem cuidados com pele sem ele. A sua função é manter a pele bem hidratada, inclusive a oleosa. 

Sérum – com absorção profunda, ela conquistou seu espaço nas prateleiras com seus inúmeros benefícios para a pele. 

Creme para os olhos – esse item é essencial para o skin care noturno. Por ser um produto para uma região bem específica, fique atenta na hora de comprar o seu. 

Protetor solar – não poderia ficar de fora! Ele é superimportante para proteger a pele do rosto dos raios solares que podem causar doenças de pele, envelhecimento precoce e manchas. Ah! Não se esqueça do protetor labial também.

Skin Care: Passo a passo para o dia e noite 

Agora que sabemos um pouco sobre os tipos de pele e os produtinhos que não podem ficar de lado, bora para o passo a passo para os cuidados com a pele que separamos para o dia e noite, vem conferir: 

passo a passo cuidados com a pele

Para o dia 

1  Limpeza – esse é o primeiro passo para ter uma pele bonita e saudável. Com um pouco de água morna e sabonete líquido vá espalhando pelo rosto, bem delicadamente. Depois, só enxágue bem e com a toalha remova o excesso de água. 

Nessa etapa, o seu tipo de pele conta bastante para escolher o sabonete, como exemplo,no caso da  pele normal e seca você pode optar  pela loção de limpeza, Já para quem possui a pele oleosa e mista o ideal seria o gel de limpeza, pois evita a alta produção de sebo. 

2 Tônico – ele é excelente para remover o restante da sujeira que fica na pele, e é usado depois da lavagem com o sabonete líquido. Esse produtinho é coringa para remover a maquiagem sem deixar vestígios. 

3 Hidratação – os cuidados com o rosto não são  completos sem a hidratação. Então, não deixe de escolher um hidrante que seja adequado para a sua pele e capriche. E não é porque você tem a pele oleosa que deve esquecer essa etapa, nesse caso, o mercado oferece diversos opções oil free. 

4 Filtro Solar – sim, fator de proteção não pode faltar! Você pode usar produtos com proteção UVB da sua preferência ou o próprio protetor solar para o rosto.

passo a passo cuidados com a pele

Para a noite 

A rotina de skin care noturna apresenta duas etapas diferentes, veja só: 

1 Limpeza – esse é ponto de partida! Com sabonete líquido, lave muito bem o rosto. 

2 Tônico – ele remove os resquícios de sujeiras que podem estar ainda na pele. 

3 Sérum – com sua textura mais leve, o sérum é ótimo por ter rápida absorção. Bastam apenas algumas gotinhas aplicadas e bem espalhadas no rosto para ter uma pele mais saudável. E o melhor de tudo, quem aí tem pele oleosa pode usar, já que o produto não tem aquele aspecto gorduroso e pegajoso. 

4 Creme para a região dos olhos – aquelas ruguinhas estão te incomodando? Então, não deixe de lado passar, antes de dormir, um produto na região dos olhos. Por ser uma área mais sensível, escolha um produto específico para essa finalidade.

5 Hidratação – E por fim, hidrate bem o rosto! 

Você conhece nossa loja? Aproveite e confira as novidades, clique aqui

Dica Flor de Ameixa

Sugerimos uma rotina básica para os cuidados com a pele para o dia e noite. Mas nada impede que você acrescente a etapa da esfoliação (uma ou duas vezes por semana), depois de aplicar o tônico. 

Assim como o demaquilante ou água micelar para retirar a make, antes de aplicar o sabonete líquido. Organize sua rotina de skin care de acordo com a sua necessidade, pois sabemos que nem todas as mulheres costumam usar maquiagem todos os dias. 

Outro detalhe que irá mudar será os melhores produtos para rosto que devem ir de acordo com o seu tipo de pele (mista, oleosa, seca ou normal). Não se esqueça de ir ao dermatologista para que ele possa te indicar os produtos que são perfeitos para a sua pele e não irão te causar problemas mais tarde, além é claro de apresentar um resultado mais efetivo. 

Ufa! Agora que você já sabe tudo sobre skin care é só colocar na sua rotina diária para manter uma pele saudável e bonita! 

Comente aqui, quais são os hábitos que você tem para cuidar da pele? 

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *