Pra quem está aí realizando exercícios físicos em casa preparamos um post incrível para esse período.

Exercicios-em-casa
Foto: Freepik

Oi meninas, estamos em contagem regressiva para o dia em que as academias irão reabrir. Afinal, para os apaixonados por academia, ou por praticar esportes ao ar livre, esse tempo não deve ter sido fácil, não é? Mas não podemos ficar parados e a opção são os exercícios físicos em casa.

O jeito foi recorrer à criatividade e transformar a sala em um espaço para realizar exercícios físicos em casa e aproveitar os canais de Youtube de treinos gratuitos. Para outros o difícil mesmo foi organizar a rotina home office e a família. 

Tudo mudou! Agora o escritório é em casa, a academia e os parques estão fechados. Então, nesse momento é preciso se organizar para que todas as demandas possam ser atendidas e você também tenha tempo de qualidade para cuidar do corpo e da saúde.

Preparamos uma matéria com dicas para organizar a rotina e convidamos a Natália Medeiros, coaching, para conversarmos mais sobre o assunto, e também com a Priscilla Lima, que dividiu com a gente como ela tem feito para realizar exercícios em casa (já que ela é APAIXONADA em ir à academia e não fica um dia sem treinar). 

Prepare o papel e caneta para anotar todas as dicas.

Exercícios físicos em casa e organizar a rotina: por onde começar?

“É fundamental ter clareza e se dar conta do cenário que estamos vivendo. Por exemplo, para as pessoas que estão em home office é importante ter a ciência  da grande diferença entre trabalhar em casa e estar de férias”, aponta Natália. 

A coaching complementa: “Faça uma lista de suas tarefas pessoais, profissionais e compartilhem com todos que moram contigo, isso reforça a clareza de que home office não é férias e da importância de vocês dividirem as tarefas da casa.  Alinhado isso, para quem estiver em home office, o primeiro passo é definir:  um espaço (com o mínimo possível de interrupções e distrações, como por exemplo, a TV, muito barulho, etc; horários de trabalho. Isso mesmo!  Você precisa ter claro qual será seu horário de início, término e quais serão as possíveis pausas (para um café, etc.)”.   

Além disso, a coaching comenta que, por ser um período nunca antes vivido, é necessário que sejamos mais flexíveis com nós mesmo, criativos para passar por esses dias de incertezas e não se cobrar tanto. 

Dicas práticas para organizar a rotina

A tão sonhada rotina equilibrada está relacionada ao planejamento consciente e sobre o que você prioriza nos seus dias”, comenta Natália que ainda dividiu dicas que ela aplica em seu dia a dia:  

  • Estabelecer um cronograma (uma espécie de roteiro).  
  • Vale a pena desenhar, primeiramente, um planejamento semanal, listando quais serão as prioridades da semana, lembrando que compromissos não são tarefas. Tarefas são atividades, como, por exemplo: lavar a louça, fazer mamadeira do filho, fazer as unhas, passar roupa, colocar a aula em dia, cozinhar, escovar o cabelo e etc. 
  • Em seguida, passamos para o planejamento dos dias. Então vamos lá: Neste momento você já tem desenhado: horário pra começar o dia, pra terminar e suas pausas (intervalos). Agora liste para cada dia, no máximo (5 prioridades). Divida em blocos de manhã, tarde e noite, e, em seguida, complete com atividades nas  quais você escolheu priorizar. 
  • Organize seu tempo de acordo com seu tempo e livre-se da culpa de pensar que não conseguirá dar conta de tudo. Está tudo bem se isso acontecer.  
  • Caso seja este o seu caso, talvez você esteja colocando prioridades demais no seu planejamento, e por isso não dá conta. Lembre-se que você é humana e é uma pessoa só. 
  • Nesse momento de isolamento, escolha fazer o que é indispensável.  
  • Organize sua agenda de forma que tenha tempo para fazer suas atividades do trabalho e também tempo para fazer coisas que são importantes pra você, como se cuidar, assistir um filme, descansar, ler um livro, se exercitar, cuidar da sua alimentação, estar com quem você ama, etc. 

Exercícios em casa: um pouco da rotina de quem ama atividades físicas

Priscilla Lima atua em uma agência de comunicação e conta que logo nos primeiros casos no Brasil de COVID-19 confirmados a empresa decidiu dispensar os colaboradores para trabalhar em casa. 

Trabalhando de casa, Priscilla afirma que por volta das 18h chega a hora do treino que não abre mão. “Me arrumo com as roupas adequadas para os exercícios físicos e realizo 1h30 de atividades. Alterno os dias entre membros superiores e inferiores, e simulo que estou correndo por meia hora”. 

Ela conta que essa quarentena ajudou a treinar mais cedo, já que não tem que se deslocar de um lugar para o outro. Com a ajuda de caneleiras – que já tinha antes da quarentena – Priscilla realiza os movimentos e usa a criatividade para outros exercícios físicos em casa. O cabo de vassoura ela usa como barra e coloca as caneleiras para dar peso. 

“O treino em casa tem me ajudado a ter novos estímulos para os meus músculos, que seriam exercícios físicos mais concentrados. Diferente da academia que buscaria ‘pegar’ mais peso”, aponta.

Porém, mesmo com alguns pontos positivos em fazer exercícios físicos em casa, Priscilla sente falta de ir até academia. Mesmo assim, ela garante que não está desmotivada, pelo contrário, com muita disciplina tem mantido sua rotina de treino. “Os exercícios de cardio acho até que melhorou treinando em casa, na academia não costumava focar. E também a alimentação melhorou, já que estou em casa e preparo minhas refeições”.

O que pode ser feito?

Nós aqui da Flor de Ameixa queremos estar pertinho de vocês durante esse período de quarentena. Por isso, separamos aqui nossos posts que podem te ajudar, vem conferir:

A primeira coisa a fazer é conferir nosso post sobre Isolamento Social: 5 dicas para manter a saúde mental. Com dicas da coaching em carreira e vida equilibrada para esses dias em casa. Clique aqui

Motivação para praticar exercícios! Sim, estando em casa pode surgir aquela preguicinha de tirar 10 ou 15 minutos para praticar exercícios. Clique aqui

E antes de qualquer atividade física é superimportante fazer um alongamento. Então, aproveite as dicas para realizar de maneira segura e aquecer o corpo para a sequencia de treinos. Clique aqui

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Nós queremos saber tem feito exercícios físicos em casa? O que tem usado como ferramentas para os treinos. Conte aqui nos comentários! 

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