Durante o isolamento social diversos sentimentos podem surgir nesse período. Preparamos dicas para manter a saúde mental. Vem conferir

Foto: freepik

Vivemos tempos de incerteza durante a pandemia do COVID-19. Acostumados a uma rotina cheias de compromisso, agora todas nós precisamos ficar em casa  diminuir o ritmo e manter a saúde mental na quarentena é fundamental para conseguirmos passar por isso com equilíbrio. 

Nós aqui da Flor de Ameixa, escolhemos pensar positivamente para que logo possamos voltar a nossa rotina de treinos na academia, passeios ao parque e outras atividades físicas ao ar livre. Mas, enquanto esse dia não chega precisamos cuidar da mente e do corpo.

Por isso, convidados à mentora de vida equilibrada e carreira, Francis Garcia, para mais um bate-papo que pode te ajudar a manter a saúde mental nesses dias em casa. Confira essa conversa que está recheada de dicas que podemos praticar no dia a dia, mesmo depois que a pandemia passar.

Foto: freepik

Isolamento social e a saúde mental : os desafios desse período

Para alguns, o primeiro desafio foi à ideia do isolamento social, afinal, estamos acostumadas a encontrar os amigos, os familiares e nos reunir para conversar. Não estamos adaptadas a ficar em casa por um longo período. 

“Desde a nossa infância aprendemos a nos socializar e aprendemos que isso nos ajuda a evoluir como seres humanos, porém, com essa nova pandemia, estamos aprendendo uma lição muito mais profunda e pouco ensinada nas escolas, que é ‘Saber conviver com você mesma’”, comenta a mentora.          

Pensando em como manter sua saúde mental nesse período, a mentora preparou  5 dicas para colocar em prática hoje mesmo!

1) Pratique algum exercício físico em casa: 

A prática de exercício físico ajuda seu cérebro a ficar mais ativo. E para quem sofre de depressão ou ansiedade esse é o remédio diário que os profissionais da saúde recomendam. Aproveite e faça aulas ao vivo que o Instagram está proporcionando ou entre no YouTube e faça uma aula de dança. Se ficar com vergonha desse momento aproveite para rir de você mesma, afinal rir é sempre um ótimo remédio para curar todas as enfermidades.

2) Leia bons livros: 

Aproveitando as oportunidades que surgiram nesse período de isolamento social, os e-books foram os mais baixados no mundo. Para aproveitar esse tempo e exercitar a mente uma boa leitura poderá ser sua grande amiga nesse período, aproveite as oportunidades para fazer o download de e-books e aprenda com os livros.

 3) Pratique a meditação

A prática da meditação é recomendada para manter sua mente saudável em todos os momentos. Além de aliviar o estresse, a meditação ajuda a manter o foco no que realmente é importante. 

Se você acha que meditação é chato porque gosta de atividades mais ativas, experimente, permita que seu cérebro descanse e possa concentrar toda sua energia nos pensamentos que realmente são importantes. É ótimo para a saúde mental e o equilíbrio dos pensamentos. 

4) Faça Happy hour virtual ou Pausa do Café virtual: 

Estamos no isolamento social, mas nada impede de nos encontrarmos com nossos amigos e fazer aquele encontro online. Eu sei que não é a mesma coisa, mas temos que ser criativas nesse momento e aproveitar a internet para conversar e manter a nossa vida social ativa. 

Essa socialização é importante para manter sua mente pensando de forma positiva. Então, combine com seus colegas de trabalho e façam o Happy Hour virtual respeitando as recomendações da OMS – cada um na sua casa!

 5) Crie uma nova rotina: 

Não poderia faltar essa dica aqui, principalmente para quem tem filhos. Essa nova rotina de trabalhar em casa trouxe para os pais a preocupação do que fazer com os filhos, principalmente se são pequenos, e aqui a dica de ouro é: Crie uma nova rotina! 

Sim, isso será importante para vocês e evitará gerar aquele estresse desnecessário, entenda que eles também tiveram a rotina alterada devido ao fechamento das escolas, então, crie novas regras e novos horários para que a convivência e o tempo de aprendizado sejam úteis para os dois. 

Muitos pais reclamavam que não tinham tempo para ficar com seus filhos porque trabalhavam até tarde, esse é o momento para você poder aproveitar seu tempo com seus filhos.

Os benefícios da atividade física para o cérebro são comprovados, e você pode aproveitar para melhorar o seu desempenho. Clique aqui pra ver!

Isolamento social: oportunidade  para se reinventar

A dica Flor de Ameixa é que esse pode ser o momento ideal para colocar projetos que estão na gaveta em ação. Aquela renda extra que você não tinha tempo o suficiente para se dedicar, ou aquele artesanato que queria tanto aprender. 

O importante é manter a  cabeça  ativa com novas ideias e algo que possa contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional, isso já é um plus altamente recomendado para manter a saúde mental. Com a quarentena muitos sites disponibilizam cursos gratuitamente para que todos possam ter um tempo de qualidade. Então, aproveite esse isolamento social para se redescobrir, se reinventar e despertar talentos escondidos!

Nós queremos saber, o que tem feito de diferente durante a quarentena? Nos conte aqui nos comentários.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *