Além de seus benefícios para a saúde, esses chás para emagrecer são facilmente encontrados e por um valor que cabe no seu bolso

Com história milenar, os chás sempre estiveram presentes na nossa vida, quem nunca ouviu as famosas receitas da vovó. E, com o passar dos anos, estudos científicos vem provando a sua eficácia, inclusive quando o assunto são os chás para emagrecer.

Alguns mais saborosos, outros nem tanto, de qualquer forma, quem não gostaria daquela forcinha a mais na hora de perder uns quilinhos, e aproveitar para adotar os chás para emagrecimento e melhorar a saúde?

E isso que é o mais importante, porque os melhores chás para emagrecer não agem apenas com esse propósito, alguns deles colaboram com o fortalecimento dos ossos, da saúde do sistema reprodutor feminino, do equilíbrio do nosso sistema sanguíneo, previne colesterol, diabetes, enfim. Então unir o útil ao agradável é uma opção para incrementar o processo de emagrecimento, claro, sem deixar de lado a dieta saudável e os exercícios físicos.

Mas você deve estar se perguntando: com tantas opções de chá para emagrecer quais são as melhores opções? E é sobre isso que vamos falar agora, já que tudo depende também do seu paladar, do que sua saúde precisa, da forma de preparo e do consumo adequado do chá.

Chás para emagrecer, como escolher a melhor opção

Você pode tomar o chá emagrecedor sozinho ou optar por combinações que façam bem para seu organismo, então, antes de sair correndo para comprar, procure fazer uma auto-avaliação, por exemplo: se tem diabetes, pressão alta, intestino desregulado, inchaço, entre outros problemas antes de escolher a melhor opção do seu chá para emagrecer.

De qualquer forma, vale lembrar que o chá diurético ou o chá que acelera o metabolismo são os principais para quem busca aquela força de diminuir o ponteiro da balança, isso porque ele age reduzindo o excesso de líquido que atinge muitas mulheres e causam aquele inchaço desagradável e dão aquela energia que você precisa para o dia a dia.

Tipos de chá para emagrecer

Chá de Hibisco – Uma flor vermelha, levemente azedinho e muito saboroso. O chá de Hibisco para emagrecer é uma excelente opção para quem tem o paladar apurado e não curte sabores amargos.

Rico em flavonóides, como a antocianina e quercetina, o Chá de Hibisco ajuda muito a reduzir o inchaço, inclusive o abdominal e ainda evita o acúmulo de gordura. Para a saúde, esse tipo de chá também protege o coração, graças ao seu poder vasodilatador, é poderoso na redução do Colesterol ruim e ainda controla a pressão arterial.

Modo de preparo do chá de hibisco

Para cada 200ml de água use 5g de Hibisco (1 colher de chá rasa da flor seca). Deixe a água ferver, desligue o fogo e, só depois, coloque a planta. Deixe descansar por até 5 minutos e está pronto para consumir.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Não tome mais de 2 xícaras por dia, já que o consumo excessivo pode ocasionar efeitos colaterais, como:

·         infertilidade se consumido durante muitos dias seguidos e em altas quantidades;

·         pode alterar o efeito de alguns remédios, como para pressão alta e paracetamol;

·         pode causar desidratação, já que seu efeito diurético, elimina rapidamente os eletrólitos no corpo.

Quem não pode tomar chá de hibisco

O chá de hibisco para emagrecer não deve ser consumido por gestantes, lactantes e pessoas que sofrem de pressão baixa. Então se esse for seu caso, escolha outra opção.

Chá Verde para emagrecer

Um dos queridinhos é o Chá Verde para afinar a silhueta. Seu alto poder de acelerar o metabolismo é o grande segredo de quem escolhe o chá verde para emagrecer. Com a mesma origem do chá preto e do chá branco (outras opções para quem quer perder alguns quilinhos), o chá verde também é rico em flavonóides, mas diferente do Hibisco, sua composição conta com cafeína, daí seu efeito de acelerar o metabolismo, e também exige certo cuidado para não tomar grandes doses.

Além de emagrecer, o chá verde, contém componentes como a epigalocatequina galato que controla o acúmulo de gordura, inclusive provocando a quebra dessas moléculas, incrível, não?

Isso sem contar que estudos comprovam que o chá verde também previne Diabetes, Hipertensão, combate o colesterol e tem alto poder antioxidante, sendo que estudos mostraram que mulheres que consomem essa bebida têm menor risco de contrair câncer de mama.

E os benefícios do chá verde para emagrecer e para a saúde não param por aí, ele melhora o humor, graças às altas doses de L-teanina, exclusiva desse chá, e melhoram o aparelho digestivo, atuando na regulação do intestino.

Como fazer o chá verde?

Há várias opções no mercado de chá verde, inclusive em forma de cápsulas, mas não tem como negar que as folhas naturais do chá verde são mais efetivas.

Coloque 200 ml de água no fogo, mas não deixe ferver. Quando formar as primeiras bolhinhas, coloque duas colheres de sopa e desligue o fogo imediatamente. Tampe a panela e deixe descansar, com tampa, por cerca de 7 minutos.

Quanto tomar de chá verde?

Por conter altas doses de cafeína, praticamente semelhante ao café, não é recomendado mais de 4 xícaras por dia, ou 600 ml, senão você pode começar a sentir os efeitos colaterais, como: dores de cabeça, insônia e, em casos onde é consumido grandes quantidades por muito tempo, até gastrite.

Quem não pode tomar chá verde

Estudos mostram que o chá verde não deve ser tomado por gestantes, já que os componentes podem ir da placenta ao feto e prejudicar o crescimento do bebê. E também não é recomendado para quem sofre de hipertireoidismo, pois pode aumentar a produção de hormônios da tireóide. Hipertensos, pessoas que tenham glaucoma ou problemas gástricos também devem evitar essa bebida.

Chá de Porangaba para emagrecer

Apesar de não ser muito difundido, o Chá de Porangaba para emagrecer, também conhecido como Chá de Bugre, é um poderoso aliado e agrada as mulheres, isso porque além de ter efeito diurético, o mesmo ainda controla o apetite e, de quebra, dá aquela forcinha no combate à celulite.

Rico em cafeína, potássio e alantoína, o Chá de Porangaba faz um trabalho ótimo para acelerar o metabolismo e quebrar as células de gordura. Além disso, ele é ótimo para melhorar as funções respiratórias. Por ser altamente diurético, reduz o inchaço no corpo e elimina toxinas do organismo.

Entre outros benefícios do Chá de Porangaba, destacam-se: a melhora do sistema circulatório, combate febre e tosse e previne doenças reumáticas.

Como preparar o Chá de Porangaba

Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e coloque 1 colher de chá da erva. Deixe descansar por cerca de 2 a 3 minutos. Se quiser pode adicionar limão e mel para adoçar. Lembre-se de não deixar descansar por mais de 3 minutos, porque a bebida fica muito amarga, mas caso você não se importe com o sabor, o mesmo pode ser consumido por até 24 horas.

Por ser rico em cafeína e altamente diurético você não deve consumir mais de 4 xícaras por dia (cerca de 650ml)

Quem não pode tomar Chá de Porangaba

Por ser estimulante, pessoas com pressão alta devem evitar o Chá de Porangaba, assim como quem tem predisposição a problemas cardíacos. Como é muito diurético, procure tomar 2 litros de água por dia para não sobrecarregar os rins, nem sofrer desidratação.  Além disso, não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças.

Bem, é claro, que usar chás para emagrecer, é um ponto a mais para você alcançar seu objetivo e ficar feliz com a balança, mas lembre-se! Quando o assunto é saúde não tem milagre. Adeque sua dieta, não esqueça dos nutrientes e vitaminas e pratique atividades físicas diariamente. Porque todo mundo quer ter o corpo que acha lindo, mas a saúde, vem sempre em primeiro lugar.

Comente aqui, você já tomou algum chá para emagrecer?

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *