Conheça os benefícios de fazer caminhada e corrida para à saúde

Fazer caminhar ajuda a preparar o corpo para o ritmo da corrida. Esse é o primeiro passo para um novo estilo de vida.

A caminhada e a corrida são atividades físicas que não exigem uma preparação física enorme. Porém, caminhar ajuda o corpo a se acostumar para o ritmo da corrida. 

Conferir os benefícios da caminhada e corrida para saúde.

Porque praticar caminhada antes da corrida?

Caminhar é o primeiro passo para preparar o corpo antes de correr. Os quesitos básicos para começar é escolher um tênis adequado e roupas confortáveis, depois alongar os músculos e se exercitar. Aqui no blog temos um post com dicas de alongamento, aproveite e dê uma olhadinha clique aqui.

A caminhada pode ser feita em qualquer lugar e praticada todos os dias, se a pessoa quiser. Para quem é iniciante o recomendado é três vezes por semana e com duração de, no mínimo, 30 minutos. A dica Flor de Ameixa que é você vá aumentando aos poucos esse tempo, assim como o número de dias por semana.

E quem já está louco para colocar os tênis e sair correndo é melhor se preparar pouquinho mais. Os iniciantes mesmo, aquelas pessoas que ainda estão se acostumando com a nova rotina de exercícios físicos, o ideal é começar aos poucos a transição da caminhada para corrida.

Na corrida há um aumento da velocidade dos passos, comparado quando se caminha, e os batimentos cardíacos aceleram consequentemente. Então, se você caminhar 30 minutos pode dar picos de corridas de 1 a 2 minutos para ir se acostumando. Gradativamente, vá aumentando esse tempo até alcançar 30 minutos apenas correndo.

Faça isso sem cobrança, o mais importante é que o exercício físico se torne algo prazeroso para que continue a praticar regularmente.


Quais os benefícios da caminhada?


Imagem: freepik.es

São inúmeros os benefícios dessa atividade física, que não se restringe apenas às questões relacionadas à estética. A caminhada e a corrida apresentam retornos similares ao corpo, como se uma complementasse a outra.

Por isso, listamos apenas três vantagens de cada prática, lembrando que todo exercícios físico feito corretamente traz resultados de dentro para fora!

·         Ajuda a emagrecer

·         Contra o estresse e ansiedade

·         Aumenta a sensação de bem-estar 

H3 – Emagrecer

Os quilinhos a mais na balança estão com os dias contados. Quando praticada regularmente, a caminhada ajuda a queimar as calorias e como consequência é a perda de peso e de medidas. 

Contra o estresse e ansiedade

De acordo com a matéria publicada no Jornal da USP, em 2018, o Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos dez anos o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, isso corresponde a 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população da Terra. 

Durante a caminhada o corpo libera uma quantidade muito grande de endorfina, hormônio responsável pela sensação de relaxamento e felicidade. À medida que a pessoa começa a praticar exercícios, ela produz endorfina que auxilia para ter ânimo e continuar com a rotina de atividades físicas.

Sensação de bem-estar

Com a liberação da endorfina, consequentemente, a sensação de bem-estar começa a surgir trazendo, até mesmo, benefícios para o humor e autoestima feminina.

Quais os benefícios da corrida?

E para você que já está pronto para sair correndo, conheça os benefícios que está trazendo ao seu corpo:

·         Cérebro é o primeiro a ganhar

·         Saúde óssea

·         Coração saudável 

Cérebro é o primeiro a ganhar

Em matéria publicada no site Veja São Paulo, em 2018, apresentou dados de estudos realizados sobre o impacto da corrida para a saúde mental. Entre eles, podemos destacar o levantamento feito pela Universidade de West Michigan, nos Estados Unidos, indicando que a corrida favorece a capacidade de processamento de informações. 

Saúde óssea

Com os passos bem marcados da corrida, contribui para o fortalecimento dos ossos e músculos, principalmente, na região dos joelhos. O resultado é que melhora a saúde óssea reduzindo o risco de osteoporose e de fraturas no longo prazo.

Coração saudável

Ao correr o coração aumenta o fluxo sanguíneo para o todo o corpo, ou seja, ele precisa trabalhar mais do que está acostumado. Isso é normal, já que durante a o exercício, o corpo consome maior quantidade de oxigênio e a frequência respiratória cresce.

Por isso é preciso cautela com esse órgão para não exagerar e acabar passando mal. Se for preciso, alterne entre corrida e caminhada para diminuir o esforço dos batimentos cardíacos. 

Dicas Flor de Ameixa para caminhada e corrida!

Agora que você já descobriu as vantagens da caminhada e corrida, vamos às dicas Flor de Ameixa para não se esquecer de:

·    Hidratar antes, durante e depois da caminhada ou corrida. Se for o caso, leva uma garrafinha de água para beber.

·     Escolha um horário que seja bom para você. Manhã, tarde ou fim da tarde.

·     Antes de sair de casa, aplique protetor solar. A pele também precisa de cuidados com os raios solares, principalmente se você optar pelo horário de manhã e tarde para fazer caminhada e corrida.

·    Também prepare a playlist de músicas para deixar a atividade mais animada.

·    E por fim, roupas bem confortável ter maior liberdade para se movimentar. 

No nosso site apresentamos modelos incríveis de shorts, leggings, short-saia para todos os gostos com estampas e cores que as mulheres amam. Dê uma passadinha pela nossa loja e confira. 

Gostaram das nossas dicas? Deixe aqui nos comentários e nos conte se já praticam caminhada e corrida.

Fonte: Jornal da USP – https://jornal.usp.br/atualidades/brasil-vive-surto-de-depressao-e-ansiedade/

Fonte: Veja SP https://veja.abril.com.br/saude/os-impactos-da-pratica-da-corrida-na-saude-mental/

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