Encontre a motivação para praticar exercícios físicos e tornar sua rotina diária incrível 

Manter a motivação para praticar exercícios parece ser uma tarefa árdua e muito cansativa, não é mesmo?

A verdade é que todas nós, em algum momento, encontramos uma dificuldade, uma preguicinha para começar um novo hábito ou a prática de uma atividade física (seja qual for). Porém, existem muitos fatores que nos motivam a sair de casa, fazer aquela caminhada, corrida ou o treino na academia que nos enche de adrenalina e a sensação ímpar de bem-estar.

Para te ajudar a encontrar a motivação para praticar exercícios, conversamos com a life coaching e carreira, Francis Garcia, para ajudar quem tem dificuldade de implantar um novo hábito na sua rotina diária ou permanecer nele.

– Motivação para praticar exercícios

Flor de AmeixaAlgumas pessoas desistem de manter uma rotina de exercícios físicos, às vezes, na primeira semana. Como evitar esse tipo de comportamento?

Francis Garcia – Uma grande dica é deixar tudo mais fácil para iniciar esse novo hábito, deixe sua roupa da academia próxima e visível para poder pegar e não ter tempo de pensar em desanimar.

Caso tenha uma companheira de academia combine com ela local e horário para se encontrarem e irem juntas. Ou faça um calendário e deixe na geladeira com os dias que você quer ir para academia e, assim que realizado o exercício físico marque como “feito” neste calendário para te motivar nessas “pequenas vitórias”.

Flor de Ameixa – Quais são os pensamentos mais recorrentes que causam a desistência?

Francis Garcia – Geralmente, as comparações que fazemos com as outras pessoas acabam desanimando nosso ritmo diário, principalmente quando comparamos nosso aspecto físico. Às vezes, as pessoas buscam por resultados rápidos e não estão dispostos a enfrentar essa jornada dia a dia.

Flor de Ameixa – Como manter-se motivado?

Francis Garcia – A principal razão para você manter o foco e a motivação é saber o seu “por que” – responda com sinceridade “porque quero ter esse novo hábito saudável?” A resposta a essa pergunta irá te manter motivada diariamente a conquistar seu objetivo.

Uma dica é escrever esse objetivo e deixar em um local visível, onde possa ver todos os dias, se quiser colocar uma foto para ilustrar também é uma boa opção.

Flor de Ameixa – Como equilibrar a rotina de trabalho com a de exercícios físicos?

Nos dias de hoje, com a correria que temos, precisamos achar uma estratégia do melhor horário que você poderá fazer uma atividade física. Para descobrir isso tente ir de manhã antes do trabalho e veja como se sentiu, depois tente ir após o trabalho e verifique o que achou melhor para adequar ao seu ritmo diário.

Flor de Ameixa – Cite 3 passos básicos para quem deseja começar a praticar exercícios físicos, mas ainda não encontrou a motivação para isso.

Francis Garcia – Três dicas que dou são:

·         Encontre com pessoas que tenham hábitos saudáveis de alimentação e exercícios.

·         Faça caminhadas e corridas em grupo, às vezes se inscrever em algo coletivo te ajuda a começar essa jornada.

·         Procure colocar uma meta com uma data específica e que seja atingível (nunca faça metas inatingíveis).

Imagem: freepik.es

Dicas Flor de ameixa: motivação para exercícios

Sabemos que todo novo hábito leva um tempo para entrar na rotina e nesse período pode gerar desânimo. Para complementar, segue três passos super bacanas para que possa de vez começar um novo hábito.

·         Faça por 21 dias – é comprovado que esse é período que seu corpo e seu cérebro necessitam para se adaptar com uma novidade no seu dia a dia.

·         Não se cobre tanto – se você faltar um dia no treino ou não sair de casa para a caminhada, tudo bem! O importante é que isso não se torne um costume repetido.

·         Comece devagar – consistência é uma aliada para mudanças duradouras. Nossa sugestão é que comece aos poucos, por exemplo, 10 minutos de caminhada, depois aumente para 15 minutos e assim até chegar a 3,0 minutos, 1h. O mesmo vale para academia, vá uma vez à semana e depois aumente a frequência.

Gostou? Se você colocar alguma dica em práticas, nos conte como foi à experiência, queremos saber!

Você também pode gostar:

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *