Yoga: descubra os benefícios para a saúde e bem-estar

Yoga é uma prática milenar que contribuiu para o bem-estar de seus praticantes. Conheça os seus benefícios

Yoga traz benefícios à saúde e bem-estar para o estilo de vida dos seus praticantes. Ela vai muito mais que aquelas posições que não sabemos definir onde está o braço ou a perna, de quem se dispõe a se esticar no tapete de borracha. Até mesmo gestantes e idosos, com muita cautela, se arriscam para encontrar o equilíbrio e encontrar a paz interior.

Essa prática milenar que vem ganhando adeptos ao redor do mundo, já que mescla momentos de respiração, meditação e as posturas que trazem melhorias para o corpo e mente. Se você está curioso sobre esse assunto, confira aqui mais sobre a yoga.

Yoga: O que é?

Antes de falarmos sobre os benefícios da yoga, precisamos saber um pouco sobre a sua origem. Nascida na Índia, há mais de 5 mil anos, Yoga significa “unir” e é tida como uma técnica que busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e espiritualidade.

Em terras brasileiras, ela chegou em meados de 1950 e, de lá pra cá, só tem aumentado o número de pessoas dispostas a ingressar e desfrutar desses momentos de relaxamento e de autoconhecimento. Sim, com a yoga a medida que o indivíduo começa a se exercitar, um dos benefícios é que ele entende os limites do seu corpo e onde pode buscar melhorias.

Um exemplo são os alongamentos, que a princípio alguns podem ter dificuldade em chegar até as pontas pés, mas com um pouco de treino logo se torna possível essa desenvoltura. Há diversas vertentes da yoga e suas variações técnicas, dessa forma, o interessado em ingressar pode escolher a que melhor se adapta ao seu estilo. 

Yoga e seus benefícios para a saúde e bem-estar

Pesquisando por aí, podemos encontrar diversas matérias que abordam o tema. No site Tudo Saúde*, encontramos 6 benefícios interessantes e decidimos compartilhar aqui:

Diminui o estresse e ansiedade

Durante a prática é realizada uma meditação, que ajuda a pessoa se concentrar no presente, desocupando a mente dos problemas do passado ou futuro. Isso ajuda a manter o equilíbrio emocional, bem estar da mente para enfrentar as situações cotidianas. 

Promove condicionamento físico

Com os exercícios, técnicas e postura contribuem para melhorar a resistência e fortalecimento muscular, contribui para o desempenho do corpo para as atividades físicas e tarefas diárias.

Facilita o emagrecimento

Como a yoga ajuda no controle das emoções, a ansiedade e vontade de comer acabam diminuindo, à medida que a pessoa se dedica aos exercícios. Vale lembrar que isso depende do estilo praticado.

Alivia dores corporais

A pessoa começa a ter consciência corporal, o que significa que passa a ter maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta maneira, é possível ajustar alterações, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.

Controla a pressão e os batimentos cardíacos

A yoga regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina. Sem contar que a respiração apresenta melhorias devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da mesma.

Melhora o sono

Se você tem dificuldade em ter uma boa noite de sono, saiba que a yoga pode te ajudar. Afinal, a prática aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.

Yoga e seus benefícios: Inspire-se com quem pratica

Karina Marie Seino, 31 anos, trabalha como Consultora em comunicação e Marketing. Entre um projeto e outro, ela tira um tempo para realizar os exercícios de Yoga. Ela nos contou que pratica há 5 meses, um vez por semana com duração de 1 hora. O motivo que a fez escolher essa modalidade foi por se considerar uma pessoa ansiosa, elétrica e comunicativa em excesso.

“Outro motivo foi que sentia uma atração pela prática e fui buscar mais informações a respeito, e com isso, despertou a curiosidade em fazer, o que se tornou uma meta para mim” conta Karina.

Mas, com a rotina bem acelerada isso foi deixado de lado. Até que esse ano, Karina buscou o local mais próximo para se inscrever nas aulas e não se arrepende.  Entre os benefícios da yoga para a sua rotina ela aponta que foi um tempo para ela.

“Com a correria, nem sempre temos tempo para sentir as emoções, pensamentos sem julgamentos. Então, a yoga trouxe essa oportunidade de olhar para dentro de mim, trazendo a liberdade de não controlar as situações cotidianas, mas sim, de apenas sentir genuinamente o seu ‘eu’ interior” comenta Marie.

Karina Marie também relata que os exercícios de alongamento, por exemplo, ajudam na respiração. Mesmo sendo algo que fazemos no automático, com a yoga passa a perceber as oscilações que seu corpo consegue para que isso seja possível. Além disso, ajuda (e muito) na flexibilidade e traz um relaxamento para o corpo.

“Em alguns momentos passei por um estado de relaxamento bem intenso. Como trabalho muito, nem sempre conseguia me desligar das ações externas, a mente estava sempre pilhada com as demandas dos serviços prestados aos clientes. Com os exercícios, a yoga provocava sensações de relaxamento intensas que me fazia querer dormir e, com isso, eu encontrava um equilíbrio para descansar e desacelerar”.

Pratique yoga com um profissional

Na empolgação de começar logo, muitas pessoas recorrem aos vídeos da internet para aprender os movimentos. Como há posições bem complexas, que exigem bastante treino, o ideal é buscar ajuda de um profissional para dar os primeiros passos da yoga.

Ele poderá te orientar se estão realizando cada movimento de maneira correta, sem causar qualquer tipo de lesão na coluna, dores musculares fortes, entre outros.

Busque aí no seu bairro, academias, estúdio ou grupos que praticam yoga ao livre, assim você terá a segurança para realizar a técnica milenar.

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Fonte * https://www.tuasaude.com/beneficios-do-yoga/

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