Alongamento pode ser praticado em qualquer lugar. Confira as dicas para incluir esse exercício na sua rotina

O alongamento, antes de uma atividade física, ajuda a relaxar os músculos e é excelente para melhorar a flexibilidade. Sem contar, que contribui para que os movimentos fiquem mais suaves, proporciona a consciência corporal (até onde o seu corpo suporta algo), relaxa a mente, alivia as tensões e ativa a circulação sanguínea.

Healthy young woman warming up outdoors workout before training session at the park.

Mas antes de irmos para dicas, vamos entender porque essa atividade é importante.

Alongamento: porque devo realizar?

Mesmo com uma vida sedentária ou atividades físicas regulares, intensas ou não, podeocorrer o encurtamento das fibras musculares causando a diminuição da flexibilidade. Aí, acontecem aquelas famosas dores, seja lombar por diminuir a musculatura das costas, dores nas pernas ou outra parte do corpo.

Por isso, o alongamento praticado regularmente ajuda a prevenir possíveis lesões, já que os músculos estarão mais preparados para suportar o esporte praticado.

Quando devo me alongar?

O ideal é se alongar antes de começar a atividade física, dessa maneira você prepara os músculos, protegendo e melhorando o desempenho muscular. E também depois do treino, pois isso suaviza as possíveis dores subsequentes.

Não tenha pressa em realizar o alongamento, imagine que um aquecimento que está oferecendo ao seu corpo para tudo aquilo que pretender executar. Seja uma corrida, caminhada, treinos de academia o alongamento auxilia em cada etapa.

E você pode também aplicar essa prática em viagens longas, durante o intervalo no trabalho. Assim que sentir uma tensão muscular, respire fundo e comece a dar “aquela esticadinha” para trazer bem estar.

No caso do trabalho, talvez não seja possível trocar de roupa ou ter um lugar próprio para isso. Mas procure levantar um pouco, caminhar até a parte externa do seu escritório e alongue um pouco os braços e pernas para aliviar as tensões.  Caso não seja possível sair, tente alongar um pouco os braços, na sua mesma mesmo, e os ombros com movimentos circulares bem devagar.

Outro exercício que não exige muito é com a respiração (inspirar e expirar bem devagar), isso ajuda a acalmar a mente e, de quebra, alivia as tensões.

Imagem: freepik.es

Como alongar de maneira bem prática, antes da atividade física

1 – Escolha sempre roupas confortáveis para fugir do incomodo de uma peça ficar de apertando. E um lugar onde não seja interrompido.

2 – Pense em qual atividade que irá realizar, quais os músculos mais usados e quais movimentos serão executados. Dessa maneira, você consegue pensar em uma série de movimentos para serem o foco.

3 – Alongue o corpo todo! Mesmo sendo uma caminhada ou corrida, onde as pernas serão mais empregadas, busque movimentos que possam também cuidar da musculatura de outras partes do corpo, como braços, região lombar.

4 – Nada de exageros. O recomendado é a duração de 30 segundos para todos os exercícios realizados. Como exemplo, 30 segundos alonga a perna esquerda, 30 segundos à direita.  

5 – Busque alongar com exercícios de aquecimento, uma corridinha parada no mesmo lugar, ajuda com o treino seguinte.

6 – Como mencionamos, alongue-se ao final da malhação.

E por último, não podemos deixar de mencionar a importância de realizar qualquer atividade física com o auxílio de um profissional que poderá te orientar qual é a melhor série de exercícios para o seu corpo.

Outro fator superimportante é a respiração. Ela é fundamental para a oxigenação do corpo durante a atividade física.  Por isso, durante o alongamento inspire e expire com calma, tranquilamente para que possa relaxar.

Dica bônus

Você sabia que a melhor hora para alongar é antes de dormir? Isso mesmo, pois relaxa o corpo e ajuda a ter uma noite tranquila de sono. Se quiser praticar, escolha movimentos bem leves e bem tranquilos e não se esqueça de respirar de maneira adequada.

Gostou das dicas? Comente aqui se você costuma se alongar antes de uma atividade física.

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