Sempre relacionada às dietas esportivas de quem pratica muitas atividades físicas, a batata doce – também chamada de batata da terra ou batata da ilha, dependendo da região do país – é rica em nutrientes como vitaminas A, do complexo B e E, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo, ela também é fonte de agentes antioxidantes, substâncias que ajudam na proteção do organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

A seguir vamos mostra os principais motivos para você incluir esse tubérculo as suas refeições.

Aumenta o bom humor

Com a rotina cada dia mais corrida, é comum termos momentos de estresse, não é mesmo? Nesse contexto, também é normal surgir o desânimo de ir a uma academia.

Se você está passando por momentos assim, saiba que a batata-doce pode ser uma excelente aliada! Isso porque ela é rica em vitaminas do complexo B que, juntas, desempenham um importante papel na manutenção da saúde mental das pessoas.

Afinal, elas são necessárias para a produção e para o estímulo da serotonina, hormônio neurotransmissor que é responsável pelas sensações de bem-estar e relaxamento.


Mantém pele e cabelo saudáveis

A batata-doce também tem importantes nutrientes benéficos para a pele. A vitamina A, por exemplo, nos protege contra os danos causados pelo sol. Já a C e a E estimulam a produção de colágeno, proteína fibrilar responsável por manter a derme sempre jovem.

Além disso, o betacaroteno presente no tubérculo é um importante nutriente para os cabelos, já que ele é capaz de fortalecê-los e promover um crescimento mais rápido. 

Favorece o emagrecimento equilibrado

Diminuir algumas medidas para entrar naquela calça favorita não precisa ser sofrido, afinal, a batata doce é um alimento saboroso e pode te ajudar. As fibras também são responsáveis por garantir saciedade mais facilmente, ajudando a diminuir a quantidade de alimentos ingeridos.

Auxilia no ganho de massa muscular

Outros importantes nutrientes da batata-doce são as fibras e o potássio. O primeiro é essencial para ajudar a controlar o apetite, auxiliar a digestão e reconstruir os músculos. E segundo para garantir a contração e o relaxamento adequado dos grupos musculares, além de evitar dores, câimbras e outros desconfortos. Sendo assim, o tubérculo é um importante ingrediente para quem deseja ganhar massa muscular.

Desintoxica o organismo

Rica em poderosos componentes antioxidantes — como criptoxantina, antocianina e vitamina A, a batata-doce ajuda a expulsar as toxinas acumuladas no organismo.

Entre os benefícios da batata-doce, além de diminuir o inchaço, essa desintoxicação aumenta a disposição para os treinos, reduz a possibilidade a indisposição e a fadiga e diminui as dores musculares. Além disso, o sistema imunológico fica reforçado e, como consequência, diversas doenças são evitadas

Como pudemos ver, a batata-doce tem inúmeros benefícios para a saúde, beleza e bem-estar das pessoas. Quem treina é especialmente favorecido pelo consumo regular do tubérculo, já que ele fornece a energia necessária antes, durante e após os exercícios.

No entanto, apesar de ser saudável, o alimento deve ser consumido de forma moderada. A quantidade ideal vai variar de acordo com as necessidades calóricas de cada pessoa. Por isso, é interessante buscar auxílio de um nutricionista ao montar a sua dieta diária.

Vale lembrar que o cozimento é a melhor forma de preparar o ingrediente. Só não vale exagerar no tempo de cocção para que o tubérculo não perca as suas propriedades, combinado?

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