Na quantidade certa e do tipo adequado, o carboidrato ajuda você a eliminar gordura e saciar bem a sua fome.

Não se engane: carboidrato nem sempre é ruim, e uma dieta sem ele pode fazer mal.

Muitas vezes os carboidratos são apontados como os grandes vilões da vida saudável. Mas a verdade não é bem assim. Os carboidratos não só são essenciais, como alimentos ricos neste nutriente podem ser super saudáveis.

O segredo da boa alimentação está na escolha das fontes do carboidrato. Os vegetais, os grãos integrais e os cereais são as melhores opções para compor o cardápio, pois garantem uma combinação balanceada de nutrientes.  Confira alguns alimentos do bem:

Bananas

Apesar de ter 23% de carboidratos, muitos deles na forma de açúcar, as bananas contêm alta quantidade de potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea, e das vitaminas B6 e C. E ainda fazem o intestino funcionar melhor.

Batata-doce

o são carboidratos, grande parte são amidos e fibras. A batata-doceainda é uma poderosa fonte de potássio, vitaminas A e C e, claro, proteínas. Seus antioxidantes são muito efetivos na prevenção de diversas doenças.

Arroz integral

O arroz integral é mais saudável do que a versão branca. Os grãos conservam o farelo e o gérmen, onde fica a maior parte das vitaminas, das fibras e dos minerais. Essa opção também garante mais saciedade, o que significa que você não sentirá fome tão cedo. Para não errar na quantidade, vá de três colheres de sopa ou 1/4 do seu prato.

Tapioca

A tapioca, outra estrela do cardápio de quem cuida do corpo, também é uma boa fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Três colheres de goma já são suficientes para substituir o pãozinho do café da manhã ou do lanche da tarde. Para não engordar o recheio, escolha queijos sem gordura ou geleias sem açúcar.

Quinoa

A quinoa demora a ser digerida pelo organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue em equilíbrio e o metabolismo a mil. Com essa movimentação no corpo, a queima de gordura é mais eficiente. Para completar, é uma boa alternativa para os celíacos, já que não contém glúten.

Grão-de-bico

O grão-de-bico, além de delicioso, também é um agente especial na missão de perder alguns quilinhos. Além de altas doses de ferro e proteína, ele também contém triptofano; uma substância usada pelo organismo produzir a serotonina, que é responsável pela ativação das sensações de bem-estar e satisfação. Isso significa que o alimento é indicado para evitar o hábito de comer por ansiedade ou compulsão.

Aveia

Quase dois terços da aveia é carboidrato, mas boa parte disso são fibras poderosas que favorecem o emagrecimento e uma boa fonte de proteínas. Ainda reduz o colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas e é boa para diabéticos.[]

Os carboidratos são nossa principal fonte de energia, e os complexos são ricos em fibras e outros nutrientes, e podem oferecer diversos benefícios.

Faça boas escolhas, e bom proveito.

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