A batata engorda como qualquer outro alimento: se você comer demais, você engorda.
O que as pessoas não percebem é que a batata engorda apenas se consumida em excesso, isso porque ela não tem um carboidrato ruim.


A batata merece muito mais respeito do que ser categorizada como um carboidrato refinado que teve todo seu valor nutricional retirado. Pelo contrário, em uma dieta com restrição de calorias para perda de peso, a batata emagrece e pode ser uma das suas melhores amigas.

BATATA É LEGUME?

Antes é preciso explicar as diferenças entre legumes, verduras, hortaliças e tubérculos.

  • Legume: todo fruto salgado, cujo desenvolvimento é na terra, caso da beterraba, cenoura, abóbora e cebola;
  • Verdura: grupo que engloba os alimentos onde as folhas, flores, hastes ou botões são comestíveis, caso da alface, acelga, brócolis, couve, escarola, espinafre, rúcula e salsa;
  • Hortaliça: verduras com folhas e flores, como o brócolis, couve-flor e repolho;
  • Tubérculo: parte mais grossa do caule que se desenvolve debaixo da terra, caso das batatasinhame, cará e mandioca.

Agora que já entendemos melhor sobre a classificação desse tubérculo tão popular vamos te dar 5 motivos para inserir ela na sua rotina!


5 Benefícios da Batata para a saúde

  1. Fortalece os ossos
    Isso porque a batata tem magnésio, nutriente que facilita a absorção de cálcio. Com isso, a estrutura óssea fica protegida, tanto que problemas como reumatismo tornam-se mais difíceis de acontecerem.
  2. Bom para o sistema digestivo
    Por ser um antioxidante, a vitamina C remove toxinas. A vitamina B e o potássio, por sua vez são nutrientes que atuam contra inflamações. Com essa combinação, o sistema digestivo funciona melhor.
  3. Protegem o coração
    Desde que consumida moderadamente. A vitamina B6 faz cair os níveis de homocisteína, componente inflamatório associado às doenças cardíacas. Já a luteína e zeaxantina ajudam a diminuir o colesterol ruim. A batata ainda tem kukoamines, agentes que equilibram a pressão arterial.
  4. Mantém a saúde do cérebro
    As vitaminas do complexo B e o carboidrato ajudam a manter o cérebro ativo. A glucose tem a missão de equilibrar os níveis de oxigênio. A vitamina B6 está relacionada à produção de dopamina e serotonina. Os neurotransmissores do bem-estar. Esse mesmo nutriente também está ligada na produção de adrenalia, hormônio e neurotransmissor associado ao relaxamento.
  5. Ajuda a evitar e combater a anemia
    O ferro e a vitamina B6 são nutrientes que equilibram os níveis de glóbulos vermelhos. Pessoas anêmicas, geralmente apresentam esse quadro.

A batata tem muitos benefícios nutricionais e uma quantidade modesta de calorias, tornando-a um bom alimento para incluir no seu plano de alimentação para perda de peso. A verdade é que a batata engorda e emagrece, só depende do como você a come e a quantidade.

Não se concentre em banir alimentos, ou grupos de alimentos, da sua dieta. Ao invés disso, considere cada alimento e se as calorias e nutrientes justificam que você o inclua na sua dieta.


Como você mais gosta de comer batatas? Para você a batata engorda ou emagrece? Comente abaixo!

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