Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando bem. E que tal proteína natural, de alta qualidade, livre de gorduras e com pouquíssimo carboidrato?

Hoje vamos falar justamente dessa proteína que promete ser uma ótima aliada e trazer diversos benefícios, e claro que estamos falando da tão famosa WHEY PROTEIN!

Pra começar vamos primeiro conhecer essa proteína.

O que é Whey Protein?

A whey protein é a proteína derivada do soro do leite, extraído durante o processo de fabricação do queijo e leite de vaca. Esse soro do leite é processado para que sejam separadas as proteínas que o formam. As proteínas no leite de vaca são 20% whey e 80% caseína.

São necessários dois mil litros de leite para conseguir retirar um quilo de soro do leite de boa qualidade. O Whey Protein também possui aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina (BCAA), glutamina e arginina.

Este suplemento é utilizado para o ganho de massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre micro lesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte.

O principal diferencial da whey em relação às proteínas comuns encontradas nos alimentos em geral é que ela é rapidamente absorvida pelo organismo! Por isso, ingerindo a whey, levará, em média, somente em torno de 40 minutos para que exista um pico de síntese de aminoácidos e proteínas no sangue.

Whey, por ser proteína de alta qualidade, fortalece unhas, cabelos, pele e, em destaque, as mucosas corporais, especialmente a as do tubo digestivo (intestinos). Uma dieta rica em proteína de fácil assimilação deixa as mucosas robustas e maleáveis, reduzindo inflamações e intolerâncias alimentares de qualquer tipo. Outros benefícios:

-Permite construção de massa muscular mais rapidamente que com outros suplementos;
-Melhora o sistema imune;
-Rico em aminoácidos essenciais;
-Absorção rápida;
-Possui alto valor biológico, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao organismo;
-Proteínas concentradas, livre de gorduras e com pouco carboidrato;
-Contribui para a manutenção e crescimento muscular.

Quais os tipos de Whey Protein?

Whey Protein Concentrada
Geralmente contém, juntamente com a proteína, gordura e algum colesterol (mesmo que em níveis baixos) e, adicionalmente, carboidratos na forma de lactose. A desvantagem deste tipo (comparando com o tipo isolado por exemplo) é que ele contém menos proteínas por grama, contém carboidratos e também algumas gorduras. Mas, no geral, são poucos carboidratos e as gorduras contidas são do tipo saudável.

Whey Protein Isolada
O tipo isolado é processado de forma a se remover a gordura e a lactose. Geralmente, este tipo contém mais de 90% de proteína por grama. Tendo isso em mente, o tipo isolado é geralmente o preferido (especialmente por atletas). Costuma ser bem mais caro que os outros tipos.

Whey Protein Hidrolisada
É extraído através de um processo chamado hidrólise enzimática. Isso faz com que ele tenha ainda mais proteínas, alcançando a concentração de até 92%. Sua absorção é a melhor de todos os tipos de whey, pois seu processo de extração deixa a proteína em cadeias muito pequenas, tornando-as praticamente pré-digeridas.

Agora que você já conheceu as diferentes versões de uma mesma proteina só flara saber como consumir né?

No caso de pessoas que praticam atividades físicas, o Whey Protein deve ser ingerido após os treinos. Não é necessário consumi-lo em dias que não irá treinar.

O Whey Protein não deve substituir uma refeição principal, em alguns casos ele até pode ser consumido no lugar de um lanche, mas é bom que tenha a adição de fibras, como linhaça e chia. No entanto, essa adição de fibras não é indicada para quem buscar hipertrofia muscular. O Whey Protein pode ser ingerido com água,sucos e vitaminas, fontes de carboidrato. Podendo ainda ser incluso em diversas receitas.

Conta pra gente como você costuma usar?

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