O uso frequente do aparelho celular na academia, durante a realização das atividades físicas cotidianas, é um assunto que costuma gerar bastante polêmica. Afinal, por um lado o recurso traz praticidade, mas por outro, não conseguimos de fato nos concentrar na atividade física sem desconectar de nossos problemas, afazeres e afins, que muitas vezes se encontram ali no celular. E sim, isso pode prejudicar muito o desempenho das nossas atividades, como os exercícios físicos na academia.

Mas calma lá, não precisamos ser radicais: relações entre academia e celular podem ser possíveis, se forem colocadas nos devidos eixos. Vamos entender um pouco sobre como funciona (e como não funciona) o uso do celular dentro da academia?Celular na academia, combina?Quando o celular e academia combinam perfeitamente:

  • Para ouvir musicas:

Eis uma grande afinidade entre o celular e a academia, que é a muísca! Afinal, ouvir as musicas adequadas para cada tipo de atividade física nos faz sentir muito bem, e sem falar quem dão aquele up no nosso animo, trazendo ainda mais benefícios, não é mesmo? Nesses casos, é só usar e abusar dos fones de ouvido e está tudo certo.

  • Para resolver suas pendências durante os intervalos, porém…

Muitas vezes, em casos de algumas rotinas particulares, não há como evitar o uso do celular durante a prática das atividades físicas. Porém, isso as mesmas também podem ser resolvidas durante intervalos programados, para que não venham a prejudicar o nosso desempenho, de modo geral. Mas, vamos combinar que socializar nos intervalos é muito melhor, não?

Quando o celular e academia não combinam:

  • Ficar circulando pela academia, ou ocupando os aparelhos com a atenção toda voltada para a tela do celular:

Vamos combinar, ali não é exatamente um lugar ideal para ficar andando com celular na mão, e sem olhar por onde se anda, né? Sem falar que isso pode causar algum acidente tanto para nós, quanto para os colegas de treino.

  • Troca de mensagens durante os treinos:

Essa prática é, de longe, a que mais prejudica o desempenho dos exercícios físicos. No modero é que estamos trocando mensagens, nosso interesse e atenção estão voltados para isso, diminuindo o envolvimento com o treino, assim como os batimentos cardíacos, fazendo com que nosso ritmo se perca por completo. Ou seja, o melhor seria evitar, que tal?

  • Atender ligações durante os exercícios físicos:

Embora falar ao telefone seja menos prejudicial para as atividades físicas do que a troca de mensagens, tanto uma ação quanto a outra prejudica em até quase 50% a nossa estabilidade e equilíbrio durante os treinos, aumentando o risco de lesões e acidentes. Já deu para perceber que isso não é nada legal, né?

  • Ficar mexendo no celular enquanto ocupa um aparelho ocioso:

Precisamos entender, em primeiro lugar, que a academia não deixa de ser um espaço coletivo. E que, portanto  pode uma outra pessoa estar querendo utilizar o aparelho justamente nesse período em que nos desligamos do treino para nos ligar na tela do aparelho.

Acho que agora a combinação entre o uso do celular e a academia ficou bem clara, não acham? Vamos lá, considerando que isso se trata de um hábito, vale a pena treiná-lo, todas vez que formos praticar nossos exercícios físicos.

E, caso ainda tenha ficado algum tipo de dúvida, que tal deixar sua pergunta aqui para nós, nos comentários? Fiquem também a vontade para contar alguma situação que já tenha acontecido com vocês referente a essa combinação. Vamos interagir?

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *