Quem não deseja ter aquele abdômen mega definido, e sair ostentando os tais gominhos a mostra por aí? Eu, é claro, e assim como a grande maioria das mulheres que conheço. Afinal, aquela velha história de quem mulheres com o abdômen definido não ficam bonitas já caiu por terra há bastante tempo. Mesmo as pessoas que criticam, muitas gostariam sim de ter esse tipo de abdômen, que não apenas atrai a atenção das outras pessoas, como também significa apresentar uma preocupação e cuidados com a saúde e a forma física.

Porém, por mais que sejamos assíduas na academia, ainda muitas de nós temos dificuldades enormes em alcançar a tão sonhada barriga trincada, né? Segundo Monique Bernardo, instrutora de treinos da academia Bio Ritmo, para definirmos o nosso abdômen são necessárias não apenas sequências de abdominais com frequência, mas também muita dedicação, cuidado durante o movimento do exercício, e atenção especial na alimentação.

Dicas para turbinar o abdômen

O que acontece, ainda segundo a instrutora Monique, é que muitas pessoas executam o exercício dos abdominais de maneira bastante equivocada. Costuma-se fazer muita força no pescoço, ao invés de no próprio abdômen (como deveria)  e ainda realizar de forma muito rápida as repetições. O ideal é concentramos o movimento, utilizando a respiração a nosso favor, para termos um melhor controle. Ou seja, o certo é inspirar na descida e expirar na subida, considerando a velocidade através da própria respiração. Por exemplo, subir dois segundos, e descer também em dois segundos.

Uma outra dica super importante que a instrutora Monique nos passa é de não colocar as mãos atrás da cabeça durante a execução dos abdominais – o que a grande maioria de nós faz, não é mesmo? O ideal mesmo é manter as mãos ao lado das orelhas, ou então os braços cruzados em frente ao tronco, deixando o olhar fixo em algum ponto – isso é que ajuda mais na hora da concentração! Ah, e também não aproximar tanto o nosso queixo do pescoço, evitando assim forçar a cervical, o que pode provocar dores e desconfortos na região. Esse cuidado também garante que a força na hora da subida venha exatamente do abdômen. Não é o máximo?

O nosso abdômen é, na verdade, um conjunto de músculos profundos e superficiais, que se localizam atrás da barriga. Desta forma, para poder defini-lo, é necessário aliar os treinos de abdominais com os exercícios aeróbios. Sendo assim, Monique ainda nos ressalta sobre algo que possivelmente já sabemos: a importância de termos uma boa alimentação, de preferência que seja orientada por alguém profissional na área (nutricionista), para que os treinos possam ficar ainda mais efetivos. Afinal, se engana quem acha que quanto mais abdominais fizer, mais rápido se dará a tal “perda” da barriga. Os músculos irão começar a aparecer, na medida em que aquela gordura seja eliminada com o treino aeróbio, juntamente com a prática de musculação e os cuidados na alimentação, lógico!  É preciso ter muita dedicação, mas também paciência para atingir o objetivo da sonhada barriguinha trincada.

Após finalizar os abdominais, também não podemos esquecer de maneira alguma os alongamentos. Tal recomendação é super indicada para todo e qualquer treino, porém após os abdominais, a sua prática costuma ser ainda mais importante para o desenvolvimento de músculos mais saudáveis e definidos. Um exemplo é colocar os braços sobre a cabeça, e estudá-lo pra cima, ou mesmo se estirar de costas, alongando os braços e também os músculos da barriga.

Espero que tenham gostado, e ótimos treinos de abdômen para nós!

 

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