Antes de começar o seu treino, proteja os cabelos com óleo de coco, um creme leave-in ou um creme para pentear com gotas de óleo vegetal (óleo de argan e de abacate são boas opções) Porque evita que os cabelos quebrem devido a oleosidade  natural do couro cabeludo, durante o treino.

 Além disso se o seu treino for ao ar livre, como corrida ou ciclismo, escolha um leave-in que tenha filtro solar para evitar que danifique os fios e queime o couro cabeludo.

 Utilize um boné, um chapéu ou uma bandana feitos de material leve e respirável. Já se você faz natação, é necessário proteger os fios da ação do cloro, que os deixa desbotados. Para isso, aplique silicone para formar uma camada protetora e umedeça os cabelos com água pura.

 

Como cuidar dos cabelos antes, durante e pós treino

Como cuidar durante o treino?

Uma dica é prender os cabelos para evitar que eles fiquem caindo no olho ou grudando na testa – ou, pior ainda, que eles enrosquem em algum aparelho! Para quem usa megahair, é ainda mais importante prender as mechas de forma a evitar o contato com o suor.

E dê preferência a um elástico revestido por tecido para não quebrar os fios. Uma dica é fazer um rabo de cavalo, um coque ou até mesmo uma trança alta.

Como cuidar dos cabelos antes, durante e pós treino

Como cuidar depois do treino?

Ao finalizar seu treino, o ideal é lavar os cabelos logo em seguida para remover o suor, evitando a proliferação dos fungos, o surgimento de odor desagradável e o agravamento dos danos fazendo uma boa massagem.

Além disso é recomendável repor a hidratação e os nutrientes perdidos com condicionadores que contenham ativos como  D-pantenol, silicone e complexos de proteínas.

Se você tem química nos cabelos é ideal que aplique uma máscara de hidratação profunda uma vez por semana para reparar as fibras capilares.

Já quem não tem química pode passar pelo processo a cada 15 dias

Para quem utiliza bonés, toucas e outros acessórios que possam abafar o couro cabeludo durante o treino, pode ser necessário utilizar um shampoo anticaspa duas ou três vezes por semana.

 

Como cuidar dos cabelos antes, durante e pós treino

Lembrando que enquanto os fios estiverem molhados, não os prenda nem utilize a chapinha, pois esses hábitos podem danificar suas madeixas.

Mas infelizmente devido ao cansaço da vida corrida algumas mulheres não tem todo esse cuidado com seus cabelos pós treino.

Algumas até dão apenas uma molhadinha com a mão na pia e passa um condicionador de leve pra desembaraçar, o que é um hábito terrível!

Muitas achando que é só usar o shampoo a seco que estará tudo resolvido e que irá remover a oleosidade dos fios, é aí que se enganam.

Embora seja sim uma opção prática e que passa uma impressão de cabelos recém-lavados, seu uso não deve se tornar um hábito na rotina de quem treina. O motivo, é que o shampoo a seco não remove os resíduos do couro cabeludo aumentando assim a oleosidade.

Dicas de Shampoo

As mulheres que tem os fios secos o ideal é que usem shampoos hidratante, como os perolados e leitosos. Já as que tem o cabelo naturalmente oleoso precisam usar shampoos transparentes e que limpam profundamente a raíz.

Fique atenta aos cuidados diários

Além desses cuidados antes, durante e depois do treino, é preciso também ter mais alguns hábitos para garantir a saúde e a beleza dos fios.

Um deles é manter uma alimentação rica em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, especialmente vitamina A, C, ferro, zinco e ômega-3, que vai melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do bulbo capilar.

Mas precisa também ter uma alimentação pobre em açúcares e gordura – dieta que não apenas contribui com as madeixas, mas também com o bom funcionamento de todo o corpo.

Outra medida importante é, pelo menos uma vez por mês ou conforme a necessidade dos fios, faça um tratamento de hidratação e nutrição mais profundo,

Assim devolverá a elasticidade da fibra capilar e irá repor as perdas sofridas com as agressões durante seu treino. Portanto não precisa fugir da academia por medo de estragar os fios ,mas lembre-se sempre de aplicar essas dicas! Assim você terá não apenas um corpo saudável mas também um cabelo bem tratado.

 

E aí ameixinha, gostou das dicas, já pratica alguma delas?

Nos conte aqui nos comentários

Um grande abraço pra você

Berê Morais!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *