Alimentar-se bem vai muito além de apenas ingerir alimentos saudáveis. Se você é quem prepara sua própria comida, esse processo começa antes mesmo de você escolher os ingredientes para colocar no seu prato, sabia? E não estamos falando apenas da conscientização na hora da compra: hoje vamos dar dicas de como ter uma vida mais leve e simples, não só com a alimentação saudável, mas também com o preparo de cada refeição.

1 – Faça com amor

Não adianta nada ter vontade de melhorar a alimentação, se na hora de prepará-la você fica com preguiça ou reclamando que tem que fazer tudo sozinha em casa e termina tudo com mau humor. Se vai se propor a fazer, faça com amor, deposite dedicação e atenção ao que está preparando, esqueça o celular e foque nesse momento. A comida absorve a energia de quem a está manuseando e isso pode afetar significativamente os resultados e o efeito dela no seu organismo.

2 – Escolha alimentos fáceis

Se você está iniciando e ainda não conhece ou não está acostumada com receitas muito elaboradas, que tal começar com o simples? Receitas de dois ou três ingredientes, alimentos simplesmente refogados ou no vapor, temperos naturais já prontos que você encontra em feiras ou até na seção orgânica do mercado mais próximo de você. Existem várias opções no mercado para facilitar sua vida, basta procurar!

3 – Pesquise antes

Nada de chegar no mercado ou na feira e sair comprando tudo o que achar bonito ou que parece fácil. Que tal fazer um planejamento do que vai cozinhar durante a semana e assim ter uma lista do que você realmente vai precisar e do que pode ser descartado nesta compra? Com isso, você terá duas vantagens: primeiro, não vai esquecer nenhum ingrediente e segundo, vai levar só o essencial, economizando nas besteirinhas que a gente compra e nem percebe.

4 – Prepare para a semana

Já que você comprou os itens da semana toda, uma ótima ideia é facilitar ainda mais as coisas para o seu “eu” do futuro. Deixar alguns alimentos (aqueles que não estragam tão fácil) já picados, e também refogar algumas coisas (você vai agradecer). Você pode inclusive preparar tudo, dividir em porções para a semana e congelar em potinhos próprios para freezer e micro-ondas. Mas lembre-se de pesquisar bastante sobre quais alimentos se dão bem com o congelamento e descongelamento, pois alguns deles perdem um pouco de suas propriedades e vitaminas nesse processo todo, então fique atenta.

A dica de picar os alimentos também entra aqui. Não estamos tão acostumados a comer frutas durante o dia porque geralmente elas dão um certo “trabalho”, salvo a maçã que é só pegar e comer, mas outras como melão, mamão e morangos, por exemplo, exigem cuidados como lavagem, remoção de sementes e corte de algumas partes e convenhamos, isso na prática dá uma preguiça. Então a dica é deixar a fruta do dia já picada, logo cedo, enquanto prepara o café, assim você pode até levá-la num potinho para o trabalho e comer de lanche da tarde. Outra opção é picar e congelar, para fazer deliciosos smoothies saudáveis para o meio da tarde e ainda complementar com sementes como chia, por exemplo.

 

Viu só, são coisas simples que você pode fazer em algumas horinhas num fim de semana e que irão facilitar demais o seu dia a dia, além de te ajudarem a economizar e ter uma vida mais saudável. Mas não se esqueça de fazer tudo com amor, pois deixamos um pouco dessa energia em tudo que manuseamos, inclusive nos alimentos.

 

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