Yoga, equilíbrio da Mente e Corpo, neste artigo vamos ver um pouco dessa prática milenar muito útil, que tem como objetivo o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Yoga - Equilíbrio da Mente e Corpo

 

Combinadas com a respiração, com o alinhamento e com a atitude mental, as postura do yoga têm uma poderosa influência sobre cada indivíduo em todos os aspectos, proporcionando benefícios.

Hoje em dia, dentre os males mais comuns, o stress e a ansiedade são os mais enfrentados e as atividades
físicas, como a yoga, ajudam a relaxar e tornam-se grandes aliadas para trabalhar a energia corporal e para a melhoria da qualidade de vida.

Mas, com a correria do dia a dia fica difícil praticar exercícios físicos com frequência e,
para isso, há uma solução.

A yoga é uma atividade flexível, pois possui diversas posições ou posturas, também conhecidas como asanas, onde é permitido realizar até mesmo em casa ou em algum outro local, desde que haja muita concentração.

Yoga – Perfeição e Harmonia

As posturas da yoga são feitas de forma mantida, ou seja, mantém-se na mesma posição por um tempo, em minutos ou até mesmo em segundos, com o intuito de manter um alinhamento com perfeição e harmonia.

A atenção e concentração durante a postura permite a quem pratica um desligamento do mundo e das preocupações e, como consequência, essa pessoa se sinta mais leve após o exercício.

As posições da yoga desperta consciência corporal, desde que mantidas e relacionadas
com a respiração no ritmo correto.

Yoga - Equilíbrio da Mente e Corpo

Além de trabalhar os músculos relacionados a postura, elas permitem que as pessoas que praticam tenham desempenho melhor tanto nas atividades físicas como na vida cotidiana.

Yoga - Equilíbrio da Mente e Corpo

Uma das posições mais comum é a Árvore, conhecida na Vrksasana (o nome vem das palavras vriksa, que significa
“árvore” e asana, que significa “postura”).

A árvore é uma postura de equilíbrio, tanto físico quanto emocional e, por conta disso, o estado emocional influencia na sua execução.

Ou seja, se o dia foi agitado e com um fluxo intenso de pensamentos, não se consegue manter na postura por muito tempo, mas é justamente nos dias mais corridos que se deve praticá-la respeitando sempre os limites
do corpo.

A posição da árvore proporciona vários benefícios, como:

  • Desenvolvimento do equilíbrio e da consciência do alinhamento postural;
  • Estimula a coordenação neuromuscular;
  • Fortalece as pernas e os tornozelos;
  • Favorece respiração profunda;
  • Aumenta a autoestima
  • Estimula paciência
  • Desenvolve a intuição e a sabedoria

 

E, para estimular ainda mais a prática de yoga, escolha roupas confortáveis, não muito curtas, para evitar ficar puxando-as durante o exercício.

Tops de algodão ou blusas justas ao tronco são as melhores opções, podendo combiná-los com calças leggins na
e tecidos flexíveis, que se moldam ao formato do corpo, para maior conforto.

Dê preferência para cores claras, tons alegres e tons terrosos, pois estão de acordo com o efeito zen do
exercício.

Roupas com estampas e bordados também são bem vindas para aquelas que amam detalhes.

Evite tops com decotes e golas soltas, calças muito largas e com cordões que apertam a barriga e shorts folgados, pois podem escorregar e atrapalhar as posturas.

Yoga - Equilíbrio da Mente e Corpo
Lembre-se que a yoga não é um esporte e nem uma competição. Não ultrapasse os limites do seu corpo, forçando demais a posição, sendo assim, respeite-os e, se sentir dores, substitua a posição por outra na qual se sinta mais confortável.

Como já dito, a yoga é flexível, podendo ser realizada em qualquer lugar que consiga se concentrar, mas realizar a atividade com um profissional é melhor, pois ele saberá como tratar os limites de cada um.

Yoga - Equilíbrio da Mente e Corpo

O yoga traz diversos benefícios para a saúde, tanto de mulheres quanto de homens, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbio e facilitar o emagrecimento.

Para se aproveitar todos os benefícios desta atividade, são necessários, pelo menos, 3 meses de prática, pois, a pessoa adquire consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Aproveite todos os benefícios dessa atividade milenar que traz tantos resultados para a saúde!

Espero que você gostem dessa leitura, inspire nesses look lindos que separei especialmente pra você!

 

Beijo Grande,

Berê Morais.

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